top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Livro comemora os 50 anos do célebre Clube da Esquina

A Livraria da Travessa Leblon e a Garota FM Books convidam para o lançamento de De Tudo Se Faz Canção – Os 50 anos do Clube da Esquina no dia 16 de dezembro (sexta-feira), às 19h. Organizado por Márcio Borges (um dos principais letristas do Clube da Esquina) e Chris Fuscaldo (pesquisadora musical e biógrafa), o livro foi produzido este ano para celebrar as cinco décadas do álbum que revolucionou a música brasileira.



Recentemente, o Clube da Esquina, LP gravado por Milton Nascimento e Lô Borges em 1972 foi eleito o melhor disco já lançado no país, segundo ranking preparado pela equipe do podcast Discoteca Básica com base em listas enviadas por 162 críticos, artistas e pesquisadores musicais (inclusive Fuscaldo). Editado pela Garota FM Books – e visando os fãs estrangeiros – o livro é bilíngue (Português/Inglês) e reúne depoimentos longos dos músicos envolvidos na produção – de Alaíde Costa, convidada na faixa “Me deixa em paz”, a Milton e Lô –, além de textos de Márcio Borges e uma biografia do movimento que colocou Minas Gerais no mapa da música brasileira escrita por Chris Fuscaldo.


Além de um faixa a faixa escrito por nomes como Ana Maria Bahiana, Charles Gavin, Patricia Palumbo, Kamille Viola, Ricardo Schott, Renato Vieira, Leandro Souto Maior, Bento Araujo e outros pesquisadores musicais, o livro conta ainda com um prefácio e um posfácio contando como foram as comemorações em 2022, com depoimentos de atores do musical Os Sonhos Não Envelhecem, de Ricardo Alexandre (editor do podcast Discoteca Básica) e de Marcos Sabino, produtor do Festival Marazul, realizado em Niterói, onde o LP foi pré-produzido entre 1971 e 1972.



Aliás, este é o primeiro livro que ajudará os fãs a entenderem o que é, afinal, o loteamento Marazul, e poderão levar para casa uma foto atual da casa onde Milton, Lô, Beto Guedes e Jacaré – primo trespontano de Bituca – moraram no início da década de 1970. Além dessa, o livro traz diversas outras imagens históricas, desde Milton como crooner do grupo W’s Boys (que tinha Wagner Tiso na formação) até a despedida dele dos palcos na turnê A Última Sessão de Música.


A pré-venda já está aberta no site da Livraria da Travessa: www.travessa.com.br

bottom of page