top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Labaredas: nova geração da cena do Rio de Janeiro ganha destaque em coletânea

A nova geração da música gerada no Rio de Janeiro é celebrada na coletânea “Labaredas”, do selo Celacanto. Trazendo faixas inéditas de Muato, Renata Chiquetto, Tyaro, Déborah Cecília, Taís Feijão, Diogo Mirandela, Elvis Marlon e Aline Paes, o projeto conta com produção musical de Elísio Freitas (Juliana Linhares, Iara Ira) e Demarca (Pietá, Selva Lírica), que assume também a diretoria artística e curadoria ao lado da cantora Ilessi. A produção executiva é de Isabela Pacheco.



Além da produção e lançamentos musicais, a Celacanto também teve como foco neste processo auxiliar no impulsionamento da promoção de carreiras musicais de forma mais competitiva no mercado e como uma forma de posicionar melhor a produção independente depois do baque da pandemia. Por isso, ofereceu aos artistas workshops, mentoria e assessoria de marketing voltados para gestão de carreira e promoção de sua arte. O resultado foi uma coletânea coesa para refletir uma produção tão plural.


Nas faixas surgem artistas como Tyaro, cuja vida e obra artística atravessam as lutas sociais LGBTQIA+ do Brasil e se destacou com o álbum “CabocloSereia” (2018); Tais Feijão e sua mistura de ritmos brasileiros com jazz; o compositor pernambucano-carioca Elvis Marlon, que tem no currículo voz de Maria Rita e parcerias com Moacyr Luz e Claudio Nucci; até o trabalho da cantora e atriz baiana radicada no Rio Déborah Cecília, com carreira forte em peças teatrais, musicais e óperas.



Além deles, surgem temas de Muato, com sua música negra e urbana dos subúrbios cariocas; Renata Chiquetto e sua canção com forte influência da arte visual e dança; Aline Paes e seus estudos sobre música tradicional e improvisação e a voz da Baixada Fluminense de Diogo Mirandela.


O projeto Labaredas Musicais foi patrocinado pelo edital FOCA 2021 (Programa de Fomento à Cultura Carioca), da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.

bottom of page