top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

João Camarero leva seu novo álbum, “Gentil assombro”, para Maputo, capital de Moçambique

Após o sucesso do show de estreia em São Paulo, com destaques nos principais veículos de comunicação de alcance nacional, no próximo dia 08 de setembro (quinta-feira), João Camarero se apresenta pela primeira vez em Maputo, capital de Moçambique. O violonista desembarca para apresentar seu mais novo disco, “Gentil Assombro”, em um show gratuito no Centro Cultural Brasil-Moçambique. O evento, em parceria com a Embaixada do Brasil, é um concerto alusivo ao bicentenário da independência do Brasil. No repertório da apresentação, João irá tocar peças do disco novo e clássicos do violão brasileiro. “É uma alegria que não cabe em mim poder estar em Moçambique pela primeira vez. E mais ainda, poder trazer a música que fazemos no Brasil que é, por essência, africana. É um reencontro muito profundo”, afirma o violonista.



O terceiro disco solo do artista, recém-lançado em todas as plataformas de streaming, conta com dez faixas, entre elas duas inéditas de Paulinho da Viola: “Um choro breve” e “Homenagem a Armando Neves”. No repertório da noite, o público poderá desfrutar das músicas do novo álbum, além de outras de seus discos anteriores, como “Vento brando”, “Tocata em ritmo de samba”, “Choro da brasiliana” e ¨”Camará”.

Em “Gentil Assombro”, além de “Sherzino mexicano” (Manuel Ponce), há ainda “Dança brasileira” (Radamés Gnattali) e “Articulado” (Sérgio Assad) — composta especialmente para o músico —, nas quais a excelência de Camarero no violão fica nítida. Um erudito apaixonado por canção popular, um músico popular de alma concertista, João se sente à vontade tanto no palco de show — ao lado de Maria Bethânia, Leny Andrade e Cristóvão Bastos, entre tantos outros — quanto na roda de choro ou em uma sala de concertos, como provam as autorais “Pequenas valsas sentimentais #3 e #5”, as únicas composições próprias do álbum. Fechando o disco estão três obras de Manuel de Falla: “Danza del corregidor”, “Romance del pescador” e “Canción del fuego fatuo”.



Sobre as faixas autorais, João explica: “São um pouco mais líricas, se inserem no disco de maneira natural, primeiro porque é importante gravar coisa minha, segundo porque elas têm um caráter bem revelador do que eu faço, do estilo que eu toco, mostram onde eu quero estar. São bem brasileiras, mas têm uma estética e harmonia ligadas a outros estilos também, é um retrato do que acredito agora”.

SERVIÇO

João Camarero apresenta ‘Gentil Assombro’

(Concerto alusivo ao bicentenário da independência do Brasil)

Data: 08/09 (quinta-feira)

Horário: 18h

Local: Centro Cultural Brasil-Moçambique - Auditório Vinícius de Moraes

Endereço: Av. Karl Marx, Maputo, Moçambique

Duração: 40 minutos

Entrada Franca

Classificação: livre

Saiba o que rola no mundo da música!

Você está inscrito!

  • Branca Ícone Spotify
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
logo_escrito.png

© 2024

bottom of page