top of page

Ira! lota duas noites no lançamento da turnê de comemoração dos 20 anos do Acústico MTV

  • Foto do escritor: Lucas Carreiro
    Lucas Carreiro
  • há 11 minutos
  • 4 min de leitura

Havia toda uma expectativa para esses dois shows iniciais da nova turnê, após a onda de tentativa de cancelamento nas redes sociais por conta de uma fala do Nasi no dia 29 de março num show em Contagem (MG). Não deu certo. O que se viu foi a casa cheia com uma plateia muito empolgada e emocionada nas duas noites de show no Vibra São Paulo.


Sábado, 10/05, foi a primeira data anunciada com a configuração de mesas + cadeiras e rapidamente os ingressos estavam esgotados. Em seguida, foi aberta uma nova data, 09/05, com a plateia em pé. Segundo a produção do Vibra São Paulo, este feito de duas datas seguidas só o Roupa Nova havia alcançado.


Foto: Giu Pera
Foto: Giu Pera

 Outra expectativa que foi alimentada, pelo menos pelos fãs mais emocionados, era a presença ou participação dos integrantes originais da banda (e que fizeram parte da gravação do Acústico MTV), o que não ocorreu. Mas nos dois dias, tanto Ricardo Gaspa, quanto André Jung foram citados várias vezes por Nasi e Edgard Scandurra, antes e depois das músicas, e até quando foi anunciada a presença de Enzo Jung (filho do André e afilhado do Scandurra) por Nasi, que terminou a fala brincando: “Ai de quem mexer com ele!”.

 


A equipe de produção da banda não parou um minuto — nem antes, durante ou depois dos espetáculos. O resultado dessa dedicação pôde ser visto por milhares de fãs assim que as cortinas se abriram. O lindo cenário — diferente do original — impactou todos os fãs de imediato, principalmente pela enorme logo da banda idêntica à do álbum de 2004. Presentes nos bastidores da casa desde às 9h de sexta, só puderam descansar quando o dia já havia amanhecido no domingo.

 

Sem dúvidas, essa turnê emocionará muita gente por onde passar. Os Acústicos MTV têm um lugar cativo no coração dos fãs do Rock Nacional. Várias bandas ressurgiram com esse projeto. São álbuns que trouxeram os clássicos das bandas repaginados e os apresentaram para toda uma nova geração de fãs. Quem esteve presente na época, se emocionou por reviver essa experiência, e quem cresceu ouvindo se emocionou ao ver esse show ao vivo pela primeira vez. Ninguém escapou desse sentimento.

 

Foto: Giu Pera
Foto: Giu Pera

No palco, Nasi e Scandurra ficam na linha de frente, sentados bem próximos ao público. Os demais integrantes da banda ficam dispostos em meia-lua, um pouco mais atrás, mas ainda em destaque. São eles: Jonas Moncaio (violoncelo e flauta), Johnny Boy (teclados), Evaristo Pádua (bateria), Juba Carvalho (percussão) e Daniel Scandurra (baixo).

 

Nos bastidores após o show, Johnny Boy, que assumiu o baixo desde a volta do Ira! em 2014, comentou que vinham conversando para que fosse para os teclados nesta turnê e, ao saber que o nome para o baixo era o de Daniel Scandurra, filho do Edgard, topou na hora.


Foto: Giu Pera
Foto: Giu Pera

 Quanto ao setlist, a banda seguiu o DVD que contém 19 faixas ante 17 do CD. Uma grata surpresa foi a presença da folclórica “Muito Além”, uma parceria de Edgard Scandurra com Arnaldo Antunes. Faixas como “Ciganos” e “Por Amor”, uma parceria com o gigante Zé Rodrix — muito aplaudido nas duas noites ao ser citado antes da execução da canção, com direito a Casa No Campo cantarolada por Edgard — não eram tocadas desde o fim da turnê original e foram celebradíssimas pelo público.


“Rubro Zorro” se destaca pelo jogo de luzes vermelhas que ditam o clima da canção e fazem a cabeça dos fãs, sendo finalizada com Nasi citando outras frases do filme “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), como: “O terceiro mundo vai explodir” e “Quem tiver de sapato não sobra, não pode sobrar”. “Tarde Vazia”, como era de se esperar, foi uma festa à parte. A música foi cantada em coro, com vocais divididos entre Nasi, Scandurra e o público. Após “Dias de Luta”, a plateia gritou em uníssono “Sem Anistia” na primeira noite, o que se repetiu, mais timidamente na segunda apresentação em “Rubro Zorro”.


Foto: Giu Pera
Foto: Giu Pera

“15 Anos” realmente é uma música especial que parece ir fundo no coração dos fãs, visto que raro foi quem não se emocionou já ao escutar os primeiros acordes. “Núcleo Base” encerra o setlist original e a banda se despede do palco ao som de uma plateia extasiada pedindo mais. Instantes depois, os músicos voltam para o BIS com “Mudança de Comportamento” (1985 - Mudança de Comportamento), “Chuto Pedras e Assobio (2020 - IRA)”, de um álbum que Edgard lamentou não ter podido trabalhar como deveria por conta da pandemia e “Bebendo Vinho (1999 - Isso É Amor)”.

 

Confira o setlist na íntegra:

 

01.  Pra Ficar Comigo (Train Vain)

02.  O Girassol

03.  Flerte Fatal

04.  Dias de Luta

05.  Saída

06.  15 Anos

07.  Rubro Zorro

08.  Eu Quero Sempre Mais

09.  Poço de Sensibilidade

10.  Por Amor

11.  Tarde Vazia

12.  Vida Passageira

13.  Flores em Você

14.  Ciganos

15.  Muito Além

16.  Boneca de Cera

17.  Tanto Quanto Eu

18.  Envelheço na Cidade

19.  Núcleo Base


BIS

20.  Mudança de Comportamento

21.  Chuto Pedras e Assobio

22.  Bebendo Vinho


Após os shows, os músicos receberam todos que quiseram vê-los. O sucesso do início da turnê comemorativa Ira! Acústico 20 Anos passa um recado muito importante: o Ira! é IMPARÁVEL!, e seguirá encantando muita gente Brasil afora!


Nota do autor

 

Aproveito para prestar meus agradecimentos ao Guilherme Moro aqui do Música Boa pelo espaço e oportunidade; à equipe de produção do Ira!, comandada pelo querido Celso Pelicano, ao Rogério Avelino, produtor executivo do Vibra São Paulo, e ao Nasi e Scandurra pela força, carinho e atenção que tiveram comigo nestes dois dias inesquecíveis. Foi demais.

 


Saiba o que rola no mundo da música!

Você está inscrito!

  • Branca Ícone Spotify
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
logo_escrito.png

© 2024

bottom of page