• Guilherme Moro

Hot Chip revela novo single “Eleanor”

Logo após anunciar os instores e remixes do Reino Unido para "Down", Hot Chip revelou o segundo single de seu próximo álbum "Freakout/Release" (previsto para 19 de Agosto). Intitulado "Eleanor", é o cinturão absoluto de uma canção cujo pop balança com uma marcha clássica não muito diferente dos dias de glória de Fleetwood Mac. Com um refrão alegre e voador: "Mesmo que você acredite que não há mais nada / Eu sinto o céu batendo à nossa porta / Eleanor - para sempre" que fala da resiliência das pessoas e das lembranças que permanecem.



Sobre a música, Alexis Taylor diz: "É sobre o mundo que se esmaga em você, ondas que se chocam com você, dor generalizada, e como você tem que caminhar através dela. Os versos são sobre a separação quando as famílias são divididas contra sua vontade. É sobre os amigos fortes. É também sobre Samuel Beckett dando a André O Gigante caronas para a escola, e sobre como Beckett deve ter aprendido muito com a sabedoria de André". Joe Goddard descreve o plano criativo de ataque como a criação do álbum: "De uma forma natural, sem muita discussão ou um grande plano". "Eleanor", como várias músicas em “Freakout/Release'' soam positivamente focadas no laser, apesar de suas origens soltas: "Estas canções parecem canções pop realizadas, mas éramos apenas nós fazendo música em uma sala", explica Al Doyle. "Esses momentos são uma prova de como nos desenvolvemos como compositores e músicos".


"Freakout/Release" é outro ponto alto em uma carreira de várias décadas que viu Hot Chip continuar a inovar e desenvolver uma rica e ressonante arte. Escrito e gravado no estúdio Relax & Enjoy, recentemente cunhado pela banda no leste de Londres, um espaço criativo que Al Doyle começou a construir em 2019. A fusão no estúdio Relax & Enjoy foi essencial para estabelecer o som animado e de banda cheia do álbum e marca a primeira vez que o Hot Chip começou a trabalhar em um novo disco, todos juntos, bem como reuni-los na mesma sala pela primeira vez após sua turnê por trás de "A Bath Full Of Ecstasy" em 2019.


A utilização da irreplicável energia ao vivo do Hot Chip em um espaço de estúdio estava na mente da banda, pois eles se sentiram particularmente inspirados pelo seu cover de "Sabotage" dos Beastie Boys, que se tornou parte do setlist. "A idéia de estar fora de controle está sempre presente nas músicas dance, num sentido positivo", explica Doyle enquanto discute a influência do cover no novo álbum. Liricamente, "Freakout/Release" explora emoções mais escuras do que os álbuns de Hot Chip anteriores, tirando do pessoal e do político para traçar as formas como as pessoas sobrevivem mesmo em meio a lutas inamovíveis. "Estávamos vivendo em um período em que era muito fácil sentir que as pessoas estavam perdendo o controle de suas vidas de maneiras diferentes", explica Goddard. "Há uma escuridão que percorre muitos desses caminhos". Nos últimos 18 anos, Hot Chip se estabeleceu entre bandas britânicas similares como Pet Shop Boys e Depeche Mode - uma verdadeira ponte entre os mundos da música pop e dance, com um catálogo de músicas que movem corpos e tocam corações com impactos similares. Hot Chip é formado por Owen Clarke, Al Doyle, Joe Goddard, Felix Martin e Alexis Taylor.