top of page
  • Foto do escritorHelton Grunge

Green Day: os 30 anos do sucesso de "Dookie"

Imagina você ser adolescente no início dos anos 90 e além de poder acompanhar a ascensão de bandas do Grunge como Nirvana, Pearl Jam, Soundgarden, Alice in Chains, Stone Temple Pilots, também acompanhar o sucesso do Punk e Pop Punk de bandas como Green Day e The Offspring. Sem dúvida, foi uma década muito rica e importante para a cena do Rock.



Os dois gêneros têm propostas distintas, mas, sem dúvida, foram muito importantes para toda uma geração que estava em busca de músicas novas, propostas sonoras novas e letras diferentes. Fugindo das letras megalomaníacas de bandas de Hard Rock dos anos 80, o Grunge trazia uma proposta mais existencialista, falando de forma introspectiva; já o Punk e Pop Punk do Green Day veio com uma proposta diferente: falando de masturbação, tédio e relacionamentos amorosos, a banda conheceu o sucesso com seu terceiro álbum, o Dookie (1994) e caiu nas graças de uma geração de adolescentes e jovens que se identificavam bastante com a ousadia da banda e com os temas abordados nas letras.




O disco traz grandes sucessos da banda, tocados até hoje como: Basket Case, She, Welcome to Paradise e When I Come Around. Dookie (1994) foi, sem dúvidas, um divisor de águas na história do Green Day, que já havia lançado dois trabalhos de forma independente - 30/Smooth (1990) e Kerplunk (1992) - mas que ainda não haviam conquistado o mainstream. Com o terceiro álbum, a banda conheceu o sucesso e seguiu lançando ótimos trabalhos dali por diante.

O canal Alta Fidelidade do Youtube falou um pouco mais sobre esse ótimo disco. Confira!



Apesar de ser um divisor de águas e apresentar a banda para um grande público, muitos jovens que já conheciam o Green Day desde os primeiros álbuns se chatearam com o lançamento de Dookie (1994). Eles diziam que a banda havia "se vendido" por deixar o som mais agressivo do Punk um pouco de lado para trazerem uma sonoridade que estava mais em alta na época como o Pop Punk e o Skate Punk.

A verdade é que, mesmo tendo adotado uma sonoridade mais polida e mais melódica, o Green Day ainda manteve suas características principais ao longo da carreira: atitude e ousadia. No trabalho que completou 30 anos agora em 2024 não foi diferente.

Compre o vinil Dookie (1994) pela Amazon clicando abaixo.




Um dos grandes sucessos do disco foi o single She, música que Billie Joe Armstrong escreveu para uma ex-namorada. Ela havia lhe mostrado um poema com esse mesmo título, porém, após o término, a garota se mudou para o Equador e Billie resolveu homenageá-la com essa música que ficou mundialmente conhecida.

O álbum foi lançado apenas dois meses antes da morte de Kurt Cobain e foi muito importante para apresentar uma sonoridade mais alegre, divertida, ousada e com atitude para toda aquela geração. O trabalho, sem dúvida, envelheceu muito bem e hoje em dia é considerado um clássico do Rock e do Punk.


Ouça Dookie (1994) agora mesmo abaixo.





Para saber mais sobre o Green Day, não deixe de segui-los nas redes sociais: basta clicar abaixo.




Comments


bottom of page