top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Gilberto Gil vira personagem do Mundo Bita

Um dos grandes mestres da música popular brasileira, Gilberto Gil merece todas as homenagens. Em 2023, o artista será reverenciado pelo Mundo Bita, sucesso inquestionável no universo infantil, com mais de 100 produções autorais lançadas no Brasil que ultrapassam 15 bilhões de visualizações.



O cantor, compositor e membro da Academia Brasileira de Letras estará presente em quatro clipes da “Rádio Bita Especial Gilberto Gil”, que fará releituras de músicas que marcaram sua trajetória. O pontapé inicial da celebração acontece no primeiro vídeo, que será lançado dia 03 de fevereiro (sexta-feira), às 10h, no canal do youtube da animação.



Além disso, há uma homenagem especial a toda cadeia produtiva e criativa do entretenimento, que inclui produtores, técnicos de som, luz, bilheteiros, chegando até ao vendedor de algodão-doce. “Palco” foi escolhido para ser o primeiro lançamento da parceria por exaltar a união de diversas pessoas que, juntas, fazem um show acontecer. Gil explica que é importante falar sobre isso para reverenciar esses profissionais que, muitas vezes, traduzem uma estética em algo palpável.


“Quem leva a madeira, o pano, a luz, enfim, todo mundo que trabalha para revelar aquele mundo. Essa cadeia produtiva da arte é muito vasta, complexa, inclusiva e tudo isso enriquece a mensagem final que é a expressão musical”, complementa.



No clipe, Gil é um luthier, profissional que fabrica e conserta instrumentos musicais, habitante do Planeta Música. Sua missão é a de levar melodia e harmonia pela Galáxia da Alegria. Ele convida Bita, Lila, Dan e Tito para acompanharem os Plots, guardiões da imaginação, na preparação de um grande espetáculo.


E começa uma divertida aventura, que vai desde o camarim até a passagem de som, valorizando os profissionais que ficam atrás das cortinas e que são primordiais para a realização de um show. Iluminação, roadies, cenografistas, figurinistas, entre tantos outros trabalhadores que estão no backstage são retratados no clipe, até a participação fundamental do público. Ao final, uma apresentação apoteótica de Gilberto Gil, que sobe ao palco e encanta a todos.


O cantor baiano revela que o convite para realizar a parceria com o Mundo Bita foi intermediada por um amigo de longa data, Caetano Veloso, que também virou personagem da animação no projeto “Rádio Bita - Especial Caetano Veloso 80 anos”, em 2022. Segundo Chaps, criador do Mundo Bita e um dos fundadores da produtora Mr. Plot, é uma felicidade gravar com um dos orixás da música nacional.


Para ele, Gil é como um professor, não só pelas canções, mas pelos ensinamentos sobre a vida. “A obra dele mostra que até as coisas mais complexas podem ser vistas de uma forma simples. Ele fala sobre o amor, a amizade e a raça humana com um olhar que as crianças também conseguem se identificar”, afirma.

Yorumlar


bottom of page