Filipe Ret lança "Nume Epílogo" e encerra ciclo conceitual iniciado com disco anterior
- Guilherme Moro
- há 2 horas
- 2 min de leitura
O rapper Filipe Ret lançou nesta semana o projeto Nume Epílogo, desdobramento do álbum Nume, com o qual encerra um ciclo conceitual iniciado em 2023. O novo trabalho chega em um momento de destaque na carreira do artista, que se mantém como um dos principais nomes do rap nacional.

Segundo dados das plataformas digitais, Ret permanece há 80 dias consecutivos como o rapper mais ouvido do país na categoria Rap/Hip-Hop no Spotify Brasil. Somando os números de sua discografia, o artista ultrapassou 8,5 bilhões de reproduções nas plataformas e levou mais de 1,5 milhão de pessoas à turnê FRXV Ao Vivo, comemorativa dos 15 anos de carreira.
Com passagens por mais de 100 cidades brasileiras, o espetáculo resultou em um álbum ao vivo com nove certificações. O álbum Nume, lançado anteriormente, também alcançou mais de 200 milhões de streams e obteve nove certificações, entre elas três de Platina – para o disco e para os singles Acima de Mim Só Deus e Da Onde Eu Venho.
Além da performance comercial, o novo trabalho reafirma a presença de Filipe Ret na música urbana contemporânea. Parte de uma geração que antecede o domínio do streaming no mercado fonográfico, o artista tem atuado também como gestor e articulador no setor, por meio do selo Nadamal Records, dedicado ao desenvolvimento de novos talentos do rap.
Em nota oficial, Ret comentou o lançamento: “Nume Epílogo é o fechamento de um ciclo muito importante pra mim. Além da conclusão conceitual, ele completa a vivência que comecei no primeiro projeto. Nesta segunda parte, eu trouxe participações que realmente admiro e que fazem parte da minha história. Apresentei outras camadas que fazem parte do mesmo núcleo.”
O projeto já está disponível nas principais plataformas de streaming.