Celebrar. Foi com este intuito que nasceu “Nós e o Mar”, um álbum concebido por três dos mais bem sucedidos nomes da música no país. Ele surgiu para comemorar os 85 anos bem vividos de Roberto Menescal, um dos criadores da bossa nova e um dos maiores produtores e compositores da história.
Ao lado de Menescal, são os autores da obra, o produtor musical e compositor, Ricardo Barcelar e Diogo Monzo, um dos mais e respeitados pianistas da atualidade.
Lançado na última sexta-feira (14), pelo selo Jasmim Music, fundado por Bacelar, o projeto nasceu através de uma ideia da produtoral cultural Fernanda Quinderé, que inicialmente propôs um trabalho intrumental. Ao final, três músicas cantadas entraram no repertório do álbum, que porporciona a rara oportunidade de ouvir Roberto Menescal dando voz à duas de suas maiores composições: “O Barquinho” e “Ah! Se eu pudesse".
"Eu também não sou cantor, mas este pessoal que produziu este disco, 'Nós e o Mar', lá em Fortaleza, sobretudo o Ricardo Bacelar, pediu que eu cantasse duas músicas do meu repertório com o Ronaldo Bôscoli. Eles disseram que cuidariam direitinho de mim cantando (risos). Foi então eu topei. Acho que saiu até direitinho, né?", brinca Menescal.
Para abrilhantar ainda mais o repertório cantado deste histórico lançamento, eles convidaram Leila Pinheiro para interpretar o clássico "Bye Bye Brasil", composição de Menescal e Chico Buarque.
"A ideia era fazermos um disco instrumental com o Roberto e dois pianistas: Diogo Monzo e eu. Só que no meio do caminho nós resolvemos convidar o Menescal para cantar também, e o disco ficou um pouco diferente. Convidamos a Leila Pinheiro pra cantar 'Bye, Bye Brasil' e acabamos fazendo um álbum de bossa-nova, com texturas mais contemporâneas. O resultado ficou muito interessante. Menescal não tinha o registro de ter gravado 'O Barquinho' talvez o maior sucesso de sua carreira, um clássico no mundo inteiro. A participação do Menescal coroa este disco e a sua importância na música brasileira", diz orgulhoso, Ricardo Bacelar.
São muitos os sucessos e fatos relevantes que indicam a importância de Menescal para a música brasileira. Aos 85 anos, ele revelou os motivos que fazem com que ainda aceite desafios e crie novas obras para sua extensa e incrível discografia.
"Eu gosto muito do que eu faço, né? Do que eu faço, do que eu já fiz, e isso me dá vontade de continuar, porque sempre tem coisas novas acontecendo. É como eu sempre digo: tenho muita saudade do que eu fiz, mas tenho saudade mesmo é do futuro! Eu fico querendo muito saber o que está vindo por aí, sabe? Sempre que posso, utilizo o que o futuro tem de bom", afirma Menescal.
Um lançamento especial como este não merece nada menos do que uma versão física especial para fãs e colecionadores apreciarem com ainda mais carinho o trabalho.
Ricardo Bacelar falou sobre a importância de ter este trabalho em formato físico: "Achei importante lançar esse projeto no formato físico para marcar esta homenagem aos 85 anos do Menescal. O disco físico é um objeto tátil, tem esse fetiche de você ter o objeto em mãos, com todas as informações mais detalhadas. As composições, a ficha técnica, todas as letras. Nós lançamos o CD pelo meu selo, o Jasmim Music, homenageando assim a obra de Roberto Menescal", finaliza
Comments