Entrevista: “Por Que Brigamos” marca momento especial no novo projeto de Valéria Barros
- Guilherme Moro
- há 23 horas
- 2 min de leitura
Atualizado: há 12 minutos
Diva dos modões e com uma das vozes mais marcantes do sertanejo, Valéria Barros segue firme em sua trajetória solo e apresentou ao público o projeto Churrasco com Valéria Barros. O trabalho reúne clássicos que marcaram sua vida desde o início da carreira, além de regravações especiais, como a canção “Por Que Brigamos”, que ganhou projeção na voz de Diana.
A música tem um peso simbólico para a mineira. Em 1991, quando ainda formava a dupla As Mineirinhas com a prima Sandra, a faixa chegou a estar no repertório do duo, mas acabou não sendo gravada.
“Foi lançada pelas Marcianas, mas eu sempre amei essa música. Depois, tive a oportunidade de cantar com Guilherme & Santiago, dupla para quem eu fui backing vocal por dez anos. Agora, poder regravar novamente é uma emoção diferente”, conta Valéria.
O projeto nasceu a partir da relação próxima da artista com o público. Segundo ela, a ideia foi inspirada nos comentários recorrentes de fãs.
“Durante anos, nos camarins e até quando me encontravam na rua, sempre diziam: ‘Lá em casa, no churrasco, não pode faltar Valéria Barros’. Isso foi me inspirando até decidir trazer esse clima para o projeto. É uma resposta direta ao que os fãs sempre pediram”, explica.
Referência feminina no sertanejo
Com quase quatro décadas de carreira, Valéria Barros é considerada uma das vozes mais importantes da música sertaneja feminina. A cantora relembra as dificuldades enfrentadas pelas mulheres no gênero e valoriza a nova geração.
“Na minha época era muito fechado para nós. Existiam poucas duplas e cantoras, como as Irmãs Freitas, Jayne e Fátima Leão. Foi preciso muita insistência. Hoje, as mulheres chegaram para quebrar tabus e abriram ainda mais espaço. É uma alegria ver tantas cantoras brilhando e ainda ouvindo que se inspiraram na gente”, afirma.
Natural de Uberlândia (MG), Valéria começou a cantar aos 9 anos e alcançou sucesso nacional com o duo As Mineirinhas, com quem lançou dez álbuns e emplacou hits como Menina Apaixonada e Briga com Ela. Depois de 25 anos com a dupla, passou a integrar a equipe de Guilherme & Santiago como vocal de apoio, até retomar a carreira solo em 2014.
Desde então, lançou o CD Valéria Xonado e Chorado e o DVD Amigos e Modões, que contou com participações de Leonardo, Gusttavo Lima, Bruno & Marrone e Trio Parada Dura.