• Guilherme Moro

Entrevista: Juan Marcus & Vinícus provam versatilidade musical no álbum "Da Nossa Moda"

Juan Marcus e Vinícius não param de surpreender. Depois de um álbum extremamente inovador lançado em 2021 (Bendito Rolê), a dupla lança , o volume 1 do álbum “Da Nossa Moda”. O projeto audiovisual, que foi gravado em Goiânia, traz neste primeiro volume 11 músicas entre autorais e sucessos do sertanejo que prometem agradar dos mais apaixonados aos mais baladeiros. Além de todo o protagonismo que sempre tiveram em suas composições, Vinicius assume também toda a produção musical do álbum, e a dupla participou efetivamente de todas as etapas desse trabalho.


"Regravamos músicas sertanejas tradicionais, algo que o público cobrava muito da gente. Também regravamos músicas que não trabalhamos anteriormente. Outra coisa legal que fizemos, foi especificar quais músicas eram nossas composições, que, querendo ou não, é um grande cartão de visitas referente ao nosso trabalho. Nós ganhamos muito respeito quando mostramos nossas composições. Dá uma credibilidade muito grande pra nós. O som acústico é outro diferencial, pois no projeto anterior, gravamos com muitos elementos eletrônicos, portanto, dessa vez, a gente trouxe muito da outra vertente. Um 'som de buteco' mesmo. As músicas inéditas seguem uma vibe do sertanejo anos 90, justamente para conversar com as regravações", diz Vinícius.



"Estamos fazendo esse projeto pra mostrar que a gente sempre ouviu e sempre consumiu os modões, só não tínhamos gravado as músicas até então, enfatiza Juan Marcus.

Iniciando o álbum com uma vibe mais divertida, a dupla chega com o hit “Gado Demais”, em parceria com Murilo Huff. Juan Marcus e Vinícius fazem uma homenagem àquelas pessoas que estão sempre apaixonadas, disponíveis e na sofrência por alguém.


Em um cenário mais intimista e repleto da essência sertaneja, “Da Nossa Moda” traz participações especiais de Clayton e Romário, Lauana Prado, além de Murilo Hufft. O projeto inteiro é acústico, cada detalhe foi pensado para trazer mais proximidade com o público.


"Ficamos muito felizes de estarmos incluídos com essa galera. O mercado precisa se renovar e o público quer ver artistas novos, que tenham um trabalho de qualidade, músicas de qualidade, que é o que sempre tentamos trazer para as pessoas. Essa leva de novos artistas, todos, sem excessão têm muita qualidade, principalmente, os repertórios", comenta Juan Marcus.


Conhecidos por serem grandes compositores, a dupla sempre apostou em músicas autorais em seus projetos, ao contrário de outros artistas, que buscam regravar músicas já consagradas pelo grande público, uma estratégia que geralmente funciona.


"É muito difícil ter um artista estourado somente com regravações e crie um nome em cima disse, mas é muito difícil se consolidar cantando músicas dos outros. Gravando músicas próprias, cria-se uma identidade maior".


Vinícius ainda falou sobre o processo de produção musical do álbum:



"Esse projeto é 'Da Nossa Moda', do nosso jeito. Não tem nenhuma coisa que não ficou do jeito que queríamos. Sempre foi um sonho produzir um álbum. Antes de ser cantor, eu já era músico. Então, meu envolvimento com os intrumentos e o querer saber o que está acontecendo por trás da música, eu tenho desde sempre. Produzindo com outros produtores, aprendi e adquiri experiência e de que for funciona o nosso meio e a produção musical".


O projeto audiovisual é uma produção da GTS (divisão global de gerenciamento artístico e produção de eventos ) com direção de Júlio Loureiro, da JL Produçoes e identidade visual criada por Allyne Caminoto.


Com mais de 300 composições já gravadas por artistas como Jorge e Mateus, Zé Neto e Cristiano, Henrique e Juliano, Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Simone e Simaria, entre outros, Juan Marcus & Vinícius vem também trilhando um caminho de sucesso e se destacando a cada dia mais como dupla no cenário sertanejo.


A dupla, tendo Juan Marcus com um timbre vocal único e marcante, e Vinícius a destreza em tocar diversos instrumentos, se lançou ao sucesso com seu primeiro DVD gravado em maio de 2017. Em 2018, Juan Marcus & Vinícius apresentaram o single e o clipe de “Né”, com a participação de Simone & Simaria. Em 2019, a dupla lançou o EP “Alguns Defeitos”, com cinco músicas: “Coração da Rua”, com a participação de MC Guimê; “Não Sou Mais Seu”, “Meu Coração é Besta”, e “Poema Bobo”, além da faixa-título.



No mesmo ano também gravaram o DVD “Pra Todo Mundo Ver” ao vivo em São José do Rio Preto –SP com participações de Felipe Araújo, Turma do Pagode, Dilsinho e Zé Neto e Cristiano, sendo esse último participando na regravação de “Poema Bobo”. A música “Cortesia”, que, teve participação de Dilsinho, ao lado de “Poema Bobo” se tornou uma das músicas mais executadas nas rádios do país no segundo semestre de 2019.



Mesmo com a pandemia, Juan Marcus e Vinícius não pararam de criar hits. Lançaram, em 2020, o terceiro volume do DVD “Pra Todo Mundo Ver”, além do EP “Volta Marcada” com cinco canções inéditas e o single que dá nome ao EP, em parceria com Lauana Prado. O hit já conta com mais de de 16 milhões de visualizações no Youtube e 27 milhões de streamings no Spotify, colocando a canção no TOP 200 nacional no aplicativo. Antes, a dupla já tinha chegado aos charts com a canção “Poema Bobo” que conta com mais de 20 milhões de streams no Spotify e surpreendeu com seu projeto “Bendito Rolê” com músicas inéditas. Agora, Juan Marcus & Vinícius estão lançando seu novo projeto “Da Nossa Moda” apresentando sempre uma nova sonoridade ao seu sertanejo.