Historicamente as mulheres precisavam se adequar às necessidades de seus companheiros. Se apequenar, reprimir conquistas importantes no âmbito profissional e pessoal e lidar cotidianamente com comentários julgadores e preconceituosos. É com este sentimento e a vontade impulsionadora de liberdade que a cantora e compositora baiana Eloah Monteiro concebe “Mais de 30”, seu mais novo single solo que será lançado nesta sexta-feira (09) nas principais plataformas de streaming.
O single apresenta à MPB baiana algo diferente do que está acostumado a ouvir nos últimos anos, principalmente na região do recôncavo baiano. Eloah chega com a sua voz potente e robusta de sempre, porém com uma versatilidade maior, mais moderna, com estética jovem e pitadas de eletrônico.
“Essa música tem o objetivo de gritar ainda mais alto nossas dores, para mais pessoas. Dar a oportunidade de despertar para outras mulheres adultas que por ventura estejam se deixando enfraquecer por quem não reconhece o tamanho que elas têm, tentando adoecê-las”, comenta a artista.
“Mais de 30” é, para a cantora, uma canção que a resgatou da culpa que ela sentia por se reprimir para caber em outra pessoa, e marca o seu renascimento como mulher, agora com mais de trinta, e artista. Além disso, é o trabalho que dá início a uma nova jornada, já que a compositora deixa a sua terra natal, Ilhéus, para viver na capital baiana, Salvador.
A capa do single tem o título sutilmente refletido, simbolizando o espelho que cada mulher tem nas suas ancestrais e contemporâneas. “Acredito que nos atraímos e somos atraídas pelos pares, então somos "uma" no sentido de nos conectarmos às mesmas dores e sonhos, sobretudo as mulheres negras. Muitas vezes sabemos o que nos dói e alegra coletivamente com precisão”, completa a artista.
Para marcar este lançamento, a artista se apresenta ao vivo no Aquilomba Festival, em Ilhéus, no sábado (10). O evento proporciona diversidade cultural e acessibilidade com atrações que se destacam na cena local, estadual e nacional. O Aquilomba Festival é um evento independente, realizado pela Aquilomba Produtora, em parceria com empresas locais.