• Guilherme Moro

Edgar lança clipe de "Fake News" feito através de inteligência artificial

Lançada no EP “Ultravioleta”, a música “Fake News”, de Edgar, acaba de ganhar um clipe feito a partir de inteligência artificial. A letra fala sobre a propagação de notícias falsas. “Essa música foi feita durante o período de pandemia, quando tava esse bombardeio de fake news do bolsonarismo e eu acho muito importante voltar agora, porque a gente está vendo esse cara falando um monte de mentiras, então é hora de soltar de novo esse som”, explica ele.



Para o clipe, o diretor André Oliveira Cebola usou inteligência artificial e conta aqui como foi o processo. “Primeiro foram geradas imagens através de inteligência artificial. Eu peguei trechos da letra da música do Edgar e usei como input para a inteligência artificial interpretar essas frases e gerar imagens baseadas no que ela achou mais relevante. É um processo aleatório, se eu usar a mesma frase duas vezes, ela irá gerar duas imagens diferentes. O resultado nunca será igual” – falou.



“A segunda etapa foi pegar essas imagens e reinterpretar, modificar, através de arte generativa, uma espécie de programação criativa, um software que eu mesmo programei, é uma intervenção artística a partir da imagem original da inteligência artificial” - finaliza.