top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Diogo Nogueira lança clipe da música "Herança Nacional

“Herança Nacional (Quero Ver Geral)”, primeira faixa do álbum “Sagrado”, de Diogo Nogueira, acaba de ganhar um videoclipe que une, assim como tudo da comunicação visual do álbum, a tradição e recursos de última geração como Inteligência Artificial.


O destaque do curta é a infância de Diogo Nogueira, representada por um menino, nos quintais de samba frequentados por ele, enquanto ouvia as composições do pai. Durante todas as cenas, o menino Diogo faz o elo entre o passado e o futuro, assim como as rodas de samba que atravessam o tempo e juntam pessoas.


Com direção do premiado diretor mineiro Túlio Cipó, o clipe conta a história de um menino que nasce no samba, da vivência dele no terreiro, no batuque, nas rodas de samba, recheadas de comida e alegria.


O menino – interpretado pelo ator mirim Bernardo Talhofer –, curioso e bem protegido depois de ser benzido pela benzedeira da família, começa sua fantástica viagem em um resgate mágico de memórias envolvendo seu pai e suas vivências pela história do samba, ele se transforma no Diogo de hoje em um cenário com o fundo do quintal em um lindo e familiar ambiente real do samba... Há também um momento especial envolvendo tecnologia com a transformação da versão infantil do Diogo em um personagem de inteligência artificial.


A presença do menino permeando todo o roteiro traz a ideia de reflexão sobre o passado e o futuro do samba, fazendo uma analogia com a presença do próprio cantor no samba, desde muito pequeno.


Outro ponto simbólico do clipe é que ele traz a compositora e pastora Aurea Maria, interpretando a benzedeira. Aurea carrega o samba nas veias, é filha de Manacéia, também compositor e baluarte da Portela, e faz parte da Velha Guarda da escola.


“Herança Nacional (Quero Ver Geral)” é uma composição de Junior Dom e abre os trabalhos no terreiro para que o samba baixe como filho da África e pai do Brasil, ressaltando a alegria, a ligação com o sagrado, o compromisso ancestral e o sentido de luta e resistência que envolve os batuques e rodas.

Comments


bottom of page