“Deixa o Barulho”: João Bosco & Vinícius lançam projeto maduro, com inéditas e convidados especiais
- Guilherme Moro

- 21 de jul.
- 3 min de leitura
Após mais de duas décadas de estrada e inúmeros sucessos no currículo, João Bosco & Vinícius escolheram mais uma vez Ribeirão Preto, cidade onde vivem há 16 anos, como palco para um projeto especial. Desta vez, a dupla gravou seu novo audiovisual, "Deixa o Barulho", no Multiplan Hall, no RibeirãoShopping, em um formato mais intimista em comparação ao gravado na cidade, em 2023, na Arena Nicnet. O repertório foi cuidadosamente escolhido e, segundo a dupla, é o grande destaque desse novo trabalho. São 16 músicas inéditas e pensadas para representar o amadurecimento artístico dos dois, mas sem perder a leveza e o romantismo característicos de seus maiores sucessos. O projeto ainda conta com duas regravações. Para selecionar as músicas, a dupla convidou compositores de todo o Brasil para criarem um camping de composição em Ribeirão. O intuito foi fazer com que cada um dos letristas entendessem o caminho preterido por JB&V.
“O repertório é o grande lance desse projeto. E com a graça de Deus a gente teve três participações que vieram abrilhantar ainda mais. Todas as músicas escolhidas têm tudo a ver com os artistas que participaram”, afirmou João.

Os três convidados foram Gusttavo Lima, Hugo & Guilherme e Lauana Prado. A parceria com Gusttavo, inclusive, veio acompanhada de uma coincidência curiosa. "Medida Protetiva" escolhida para o projeto, já estava no radar tanto da dupla quanto do cantor mineiro, e acabou se tornando uma colaboração natural, a partir da identificação mútua com a música.
“A música que ele gravou com a gente já tinha passado pelo nosso escritório e também estava no repertório dele. Quando ouviu o arranjo, curtiu tanto que decidiu gravar conosco. A canção saiu do repertório dele e entrou no nosso, com a voz dele junto”, concluiu Vinicius.
A canção traz arranjos refinados, com destaque para as cordas, e uma letra que mistura emoção com força narrativa, marcas registradas do repertório da dupla.
“Nossa ideia foi trazer letras bem construídas, melodias pensadas, arranjos maravilhosos... ficou um projeto com a nossa essência, com a assinatura João Bosco & Vinícius”, completou Vinícius.

Além das músicas inéditas, o projeto simboliza também um novo momento profissional. Agora integrando o escritório Balada Music, de Gusttavo Lima, João Bosco & Vinícius têm repensado estratégias e se adaptado a uma indústria fonográfica em constante transformação. A dupla, que estourou em uma era de CDs físicos e rádios dominantes, hoje encara o ambiente digital como novo território.
“Eu costumo dizer que vivemos a pior fase em termos de vendagem. A pirataria era muito forte quando a gente surgiu. Ao mesmo tempo, o digital ainda era pequeno. A gente teve que reaprender. Hoje, o digital é muito forte, mas ainda é novo. Não é fácil competir com essa galera nova, que já nasce no digital. Mas estamos reaprendendo com vontade, sem fugir da nossa essência”, ressaltou João Bosco.
João Bosco & Vinícius foram pioneiros do chamado sertanejo universitário, ao lado de nomes como César Menotti & Fabiano e Jorge & Mateus.
Ao longo da carreira, acumularam hits como “Chora, Me Liga”, “Falando Sério” e “Sorte É Ter Você”. Agora, voltam a valorizar a profundidade da música sertaneja em um novo momento de vida, mais maduros, mais próximos da base e certos de que a simplicidade bem-feita ainda tem força. A fase está explícita no nome da música que dá nome ao projeto: "Deixa o Barulho" fala sobre deixar o barulho das grandes cidades e se reconectar com o que realmente importa.
“A música sertaneja sempre teve mensagens muito profundas. Tivemos clareza e tranquilidade de construir esse projeto todo aqui, dentro da nossa casa. Queremos transmitir essa energia positiva pra quem assistir”, finalizou Vinicius.








