• Guilherme Moro

De Mossoró para o Brasil: Entrevista com a banda Rádio Moscou

Rádio Moscou é uma banda mossoroense criada em 2018 na intenção de reunir alguns amigos para tocar aos fins de semana. Trabalhando com muito profissionalismo, eles lançaram diversos singles e acumulam participações importantes na carreira.



Blog Música Boa

A banda Rádio Moscou surgiu em 2018 e desde então o grupo cresce a cada dia. Ao que se deve essa rápida ascensão?



Rádio Moscou

Antes de tudo, eu acho que é a paixão pelo o que se faz. O que acontece com a gente, é que as pessoas que vão aos nossos shows acabam se tornando amigos. É uma galera que acompanha mesmo, torce junto, vai a todos os shows e isso faz muita diferença. Muito desse carinho, é por conta do espaço que nós damos ao público em nossas apresentações.

Com pouco mais de um ano, nos já estávamos encaixando as músicas autorais e fazendo algumas parcerias que desde o início ajudaram muito a banda.



Blog Música Boa

Como é feita a escolha do repertório de covers?



Rádio Moscou

É uma escolha feita em conjunto. A gente sempre lança sugestões em nosso grupo e nos ensaios. Nós gostamos de fazer versões, em nossos covers nunca tocamos igual. Pegamos a estrutura da música, partes mais marcantes e colocamos nossa cara. Gostamos de fazer algumas de artistas relacionados à outros gêneros como Reginaldo Rossi, Fagner e Fábio Junior. Sempre imaginamos como a música vai soar em cima do palco e de como será a interação do público.



Blog Música Boa

Como se deu a criação do grupo? Qual era a ideia inicial?



Rádio Moscou

A banda surgiu quase como uma brincadeira. Reuníamos para tocar em barzinhos e não foi tão complicado implantar o autoral com os covers. A banda sempre teve muito potencial.


Rádio Moscou em apresentação (Foto: Divulgação)


Blog Música Boa

O grupo conta com parcerias relevantes, como a de Adriano Daga, baterista da banda Malta e produtor musical. O músico produziu todos os trabalhos da banda e até tocou bateria no single “Cenas”. Como parcerias importantes como essa agregam na bagagem musical da banda?



Rádio Moscou

Essa amizade e esse suporte nos dão uma bagagem gigantesca. É um patamar acima do que estávamos acostumados a ver e trabalhar. É um nível mundial. Sem amadorismo. Temos que nos preocupar desde a pré-produção até o trabalho de divulgação após o lançamento. Não é só compor, gravar e tocar; tem muita coisa por trás.



Blog Música Boa

O mais recente single da banda, “Sistemas”, conta com a participação de Kim Lírio (Finalista do The Voice Brasil). Quais as evoluções musicais mais perceptíveis, do primeiro single até o mais recente?



Rádio Moscou

O amadurecimento é notório, tanto tecnicamente quanto profissionalmente. Essas “aulas” com músicos que temos parceria, como Adriano Daga, Júnior Groovador e Kim Lírio nos ajudam muito. São músicos que já tem uma noção muito grande de business e mainstream. A gente acaba evoluindo em tudo que abrange o universo musical.


Rádio Moscou mostra toda sua atitude em cima dos palcos (Foto: Divulgação)


Blog Música Boa

A banda conta com participações em shows de Sepultura, Nando Reis e Gabriel, o Pensador. Estar ao lado de artistas de renome e ver a maneira com que eles trabalham faz com que a banda enxergue o cenário musical com outros olhos?



Rádio Moscou

Com toda certeza! É outro universo estar com esses caras. As preocupações são outras, as formas de se portar, o processo criativo e a preparação são completamente diferentes do que havia sido vivido pela banda. A gente absorve isso da melhor forma possível.



Blog Música Boa

Como é feito o processo de composição da banda?



Rádio Moscou

Geralmente chegamos com a letra e alguma linha melódica, mas o processo geral é feito com toda a banda junto. Isso acontece desde a formação anterior, todos tiveram um trabalho importante no processo de criação. Isso é uma das causas da ascensão da banda. Todos os integrantes se sentem parte disso e com a “obrigação”, por assim dizer, de colocar suas características no som da banda.



Blog Música Boa

Ainda nessa pandemia, a Rádio Moscou pretende lançar algum novo trabalho? Quais os planos para o futuro?



Rádio Moscou

Estamos em processo de pré-produção. A ideia é gravar um EP com quatro músicas pra ser lançado ainda durante a pandemia. Vamos seguir assim, lançando singles, EP’s e posteriormente um disco. Com a pandemia conseguimos acentuar mais o trabalho dentro do estúdio. Agora é retomar o que vinha sendo programado. Queremos muito tirar do papel algumas coisas que já estavam pré-programadas, como a continuidade da nossa tour por São Paulo.


Gostou da entrevista? Para conferir todas as nossas postagens, CLIQUE AQUI.


Siga o blog nas Redes Sociais: Facebook, Instagram


Apoie essa ideia! Ganhe prêmios e receba conteúdos exclusivos: APOIA.se Blog Música Boa


"Cenas" é um dos recentes singles da Rádio Moscou