Novo single do grupo Coletivo Estoril, “Estrela do Mar” chega nas plataformas de áudio, pelo selo Bangue Records, em lançamento simultâneo com o clipe da canção. Gravado no litoral norte de São Paulo, o vídeo destaca em sua narrativa os elementos naturais, sua grandeza e sua influência, compondo a mensagem e a textura musical deste novo trabalho. O single comemora antecipadamente os dez anos de existência do grupo, formado e baseado em São José dos Campos em 2013, além de aquecer o público para “A Cura”, álbum que tem seu lançamento marcado para outubro.
Com uma discografia marcada por sonoridades na linha do dub e do reggae, o Coletivo Estoril mantém sua essência nestas novas composições, assim como dança entre ritmos como carimbó, disco e afrobeat em suas novas faixas. Trazer a raiz do tambor com a tecnologia dos sintetizadores eletrônicos é reflexo do desejo do grupo em expandir uma dinâmica entre o regional e o que acontece de ‘pop’ no mundo. Intitulado “A Cura”, o novo disco possui nove faixas e compartilha reflexões sobre o distanciamento e gradual retorno social, sobre o reencontrar com seus pares e com o público, sobre comungar novamente com quem constrói coletivamente a arte e a música.
Para o grupo, as idas e vindas das marés é uma forma de se pensar e sentir esses movimentos. Está neste ciclo uma das grandes inspirações de “Estrela do Mar”, que abre as apresentações do novo álbum. A conexão com os elementos areia, mar, estrela e lua regem o clipe, que traz cada uma destas forças personificadas em corpos e coreografias repletas de sutileza e impacto, beleza e poder. A história da canção “Estrela do Mar” traz a mensagem de grandeza desta natureza. Não à toa, a localização escolhida para essa atmosfera quase mística é a quase deserta praia de Puruba, em Ubatuba, onde se parte e se unem o mar e o rio que o corta.
"A Cura'' é o primeiro disco do Coletivo Estoril, um encontro do grupo com sua essência musical. O retorno das marés é, afinal, também o retorno dessa musicalidade, dos shows presenciais, da troca com o público e da cura que vem com esse movimento. Uma cura carregada de emoção e de história, que busca através da mensagem deste trabalho compartilhar esse sentimento de retorno e de raízes. Escolhemos formar um álbum com músicas que se fazem dançar sem deixar de trazer a poética que queremos, em palavras e sons que possam elevar o espírito também”, conta Passarinho, um dos membros originais do Coletivo Estoril, que também retorna ao grupo como baterista e dirige o clipe de “Estrela do Mar”.
A sonoridade, assim, segue a marca presente em outros singles do Coletivo Estoril, como “Balança” e “Redemoinhos”, mas é também acrescida de uma pegada dançante e de celebração. Junto com esse retorno cheio de inovação, “Estrela do Mar” anuncia o que nos afeta como seres singulares e como coletivo, fala da natureza que nos toca e nos transforma, assim como muda e guia o mundo. A canção, assim como o clipe, tratam das marés que guiam e regem o mar da vida, da troca mútua e dos retornos, uma reflexão sobre a conexão das nossas jornadas e sentimentos com os elementos da natureza.
Comments