top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Coletânea do Rolling Stones chega às plataformas digitais

Forty Licks”, o álbum que reuniu três dúzias das canções mais duradouras do grupo The Rolling Stones, grandes hinos de sua carreira inigualável, com quatro faixas então novas, estão sendo lançado digitalmente pela primeira vez hoje, 26 de julho. Simultaneamente, os fãs dos Stones também terão a oportunidade de ouvir por streaming novas versões Dolby Atmos das 40 faixas do álbum.


Forty Licks” foi inicialmente lançado em setembro de 2002 para celebrar o 40º aniversário dos Stones e para marcar o início da sua gigantesca turnê Licks. Esse espetáculo global montado em escala de tirar o fôlego — como só os Stones conseguiriam realizar —, atravessou o mundo durante os 14 meses seguintes. Foram 117 concertos, marcando a turnê como a segunda mais bem sucedida da história até então.

A coletânea, com mais de duas horas e meia de duração, inclui nada menos do que 20 singles que chegaram ao Top 10 (EUA), dos quais 13 entraram no Top 5 e 7 chegaram ao #1: "Satisfaction", "Miss You", "Brown Sugar", "Paint It, Black", "Honky Tonk Women", "Get Off Of My Cloud" e "Angie". As estatísticas das paradas do Reino Unido para as faixas de “Forty Licks” são bastante semelhantes: 20 singles no Top 10, 16 singles no Top 5 e 7 #1s. A lista dos primeiros lugares das tabelas britânicas inclui "The Last Time", "Jumpin' Jack Flash" e "It's All Over Now", bem como "Satisfaction", "Get Off My Cloud", "Paint It, Black" e "Honky Tonk Women".



Após o seu lançamento inicial, “Forty Licks” alcançou a marca de sete milhões de cópias vendidas em todo o mundo e, desde então, passou a ser vista como a antologia definitiva da carreira discográfica da banda. Foi a primeira coletânea a reunir gravações marcantes de todos os pontos do seu inigualável cancioneiro, desde os primeiros tempos, ainda como contratados de Decca UK e London US (ABKCO Records), até à criação de seu próprio selo, Rolling Stones Records.

Com o lançamento de “Forty Licks”, tanto os fãs mais antigos dos Stones como os recém-chegados podem desfrutar de uma retrospectiva ampla, abrangendo os hits dos anos 60 que tornaram a banda um ícone para sucessivas gerações.

Comments


bottom of page