top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Canecão deve ser reaberto no Rio de Janeiro em 2025

Após uma década fechado, começa hoje o trabalho de reconstrução do Canecão, tradicional espaço de cultura na cidade do Rio de Janeiro. Esse desafio será realizado pelas empresas Bonus Track Entretenimento e KLEFER, que se uniram em um consórcio e venceram o processo de licitação para assumir a concessão da casa por 30 anos.



O objetivo das duas empresas ao assumir o icônico Canecão é trazer de volta a força do cenário musical brasileiro, contribuindo para o fortalecimento cultural da cidade do Rio e estimulando a economia criativa. O projeto prevê um investimento total de R$184 milhões, incluindo contrapartidas para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como a construção de dois prédios de salas de aula e refeitório com capacidade de servir até 2.000 refeições por dia. A universidade terá direito a usar o espaço.

A parceria entre as empresas Bonus Track Entretenimento e KLEFER é antiga. Na década de 90, se uniram para abrir a casa de espetáculos Imperator, no Méier, local que fez história na cultura carioca, recebendo nomes nacionais e internacionais como Bob Dylan, Tim Maia e Stevie Wonder.

A Bonus Track é responsável pelos principais eventos de entretenimento, cultura e música dos últimos anos, como o show dos Rolling Stones em Copacabana e todas as passagens de Paul McCartney pelo país. Luiz Oscar Niemeyer é considerado um dos maiores nomes do entretenimento nacional foi responsável por trazer pela primeira vez ao Brasil nomes como Nirvana, Bob Dylan, Red Hot Chilli Peppers, Beyonce, Miley Cyrus, Rihanna entre outros. Luiz Guilherme Niemeyer abriu novas frentes de atuação como a inauguração do Teatro XP, em 2017, que é hoje uma das maiores referências para as artes cênicas no país, além de idealizar o MITA Festival, que caminha para sua segunda edição.



Com 40 anos de experiência, a KLEFER é reconhecida como um dos principais players de captação de patrocínio e gestão de projetos do país. A agência foca hoje no desenvolvimento, ativação e gestão de projetos autorais para os mercados de entretenimento e esporte. O fundador e diretor do Grupo, Kleber Leite, falou sobre o histórico da KLEFER no segmento cultural e da importância deste novo projeto para a retomada cultural do Rio de Janeiro.

A KLEFER tem um longo relacionamento com a cultura do Brasil. Em 40 anos, trouxemos para o país artistas internacionais, como a banda Rolling Stones, para apresentações gratuitas, apoiamos diversos eventos e grupos de distintas formações musicais. Hoje é mais uma demonstração da nossa seriedade e empenho em proporcionar experiências únicas, possibilitar o aumento de espaço para manifestações artísticas e resgatar um verdadeiro patrimônio do país, com o Canecão”, comentou Kleber Leite.

Devolver espaços culturais para a cidade do Rio de Janeiro é algo que sempre nos moveu. Foi assim nos anos 90 no Imperator e mais recentemente na transformação do abandonado Teatro do Jockey em Teatro XP. O Canecão tem um sentimento ainda mais especial, por ser uma referência nacional da história da música brasileira. Devolve-lo à cidade sempre foi uma vontade e assim que soubemos da licitação não hesitamos em nos estruturarmos para transformar essa vontade em realidade”, conclui Luiz Guilherme Niemeyer, da Bonus Track.

Fechado desde 2010, o Canecão foi uma das mais tradicionais casas de espetáculos localizada em Botafogo, Zona Sul do Rio, onde se apresentaram importantes artistas nacionais e internacionais. Em 2019, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conseguiu o destombamento do espaço, o que permitirá a revitalização da área e construção de um novo espaço de cultura no local. O passo a passo do projeto para a reinauguração do Canecão será divulgado ao longo dos próximos meses.

bottom of page