• Guilherme Moro

Buena Onda Reggae Club lança “Badass Gangsta”, completando trilogia inspirada no cinema


Buena Onda Reggae Club, nome de destaque da cena instrumental nacional contemporânea, lança nesta sexta-feira “Badass Gangsta”, terceiro e último single da trilogia iniciada em 2021, que também conta com “A Night In Bollywood” e “Big Trouble (Inna Ska Jazz Town)”.


O formato escolhido - a sequência de três singles individuais, conectados entre si pela linguagem - encontra similaridade na sétima arte, bem como a inspiração sonora em si.



A trilogia traz a conexão entre música e cinema como linha principal das composições. O primeiro single, “A Night In Bollywood”, traz elementos bollywoodianos somados a pitadas de pop, que se encontram com o ska jamaicano. No segundo, “Big Trouble (Inna Ska Jazz Town)”, o clima também é de cena de filme: um ambiente noturno, inquieto, de emboscada e vigia, que conta uma história através da instrumentação conduzida em sua maior parte pelo ritmo do Ska Jazz, por uma linha de baixo que representa uma perseguição intensa, harmonia que traz texturas nebulosas e os sopros que narram essa saga.


O terceiro e último single é “Badass Gangsta”, tema que nasceu influenciado por trilhas sonoras dos filmes blaxploitation. “No auge da pandemia, e pesquisando com afinco diversos caminhos musicais instrumentais, me aprofundei num mundo que sempre me fascinou, o das trilhas sonoras do cinema mundial. Nisso descobri que diversos filmes de ação, policiais e de gangsters têm a base da sua trilha no funk americano. Aí decidi trazer essa pesquisa pro nosso universo, que é a música jamaicana, e dessa mistura toda nasceu o single”, explica o trombonista da banda, Victor Fão.


A música traz a participação de Lua Bernardo (flauta), Rayra Maciel (percussão), e conta com uma versão dub pelas mãos da DJ e produtora musical Nahraujo.


O projeto também se conecta a mais uma das artes: a pintura, elemento presente nas capas dos três singles, criadas pelo artista Fred Vegele (Tauba Artes).