top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Benito Di Paula e Rodrigo Vellozo apresentam o single "Amigo do Sol, Amigo da Lua"

Os versos que abrem este texto fazem parte da declaração escrita de pai para filho. “Amigo do Sol, Amigo da Lua” foi composta por Benito Di Paula em homenagem ao nascimento do seu filho, Rodrigo Vellozo. Uma carta aberta para celebrar esse momento é como se resume esta música, que, agora, ganha uma nova versão – depois de 39 anos de seu lançamento.



Além do laço familiar, Benito e Rodrigo compartilham também a veia artística por meio da arte. As carreiras de ambos se atravessam há muito tempo e o novo projeto é o mais recente exemplo disso. Este single integra o EP, Do Jeito Que a Vida Quer, previsto para setembro deste ano, e chega às plataformas de streaming de áudio no dia 8 de agosto (ouça aqui), como uma homenagem ao Dia dos Pais.


“É uma emoção muito grande apresentar essa canção. ‘Amigo do Sol, Amigo da Lua’ é uma gravação histórica do meu pai que sempre fez parte do repertório dos shows, foi tema de novela e teve um impacto muito grande na época do lançamento, na década de 80”, conta Rodrigo Vellozo. A escolha para apresentar este single agora, após o lançamento de ‘Parabéns Pra Você’ e anterior à chegada do EP completo, se deu, principalmente, pela celebração do Dia dos Pais, no próximo domingo, 12 de agosto.


Este era um dos fonogramas originais de Benito que não estava disponível em todas as plataformas digitais, o que também motivou sua escolha para ganhar uma nova versão. “Resgatamos essa faixa com uma uma abordagem estética mais contemporânea do samba”, complementa Vellozo.


A melodia e composição carinhosa da música são atemporais. “Amigo do Sol, Amigo da Lua” é repleta de significados para Rodrigo, Benito e toda a família. “A relação com meu pai foi transformada de maneira muito intensa com a chegada da minha filha. Regravar essa faixa neste contexto revelou camadas diversas e profundas de significação da nossa relação. É como se fosse uma continuação da gravação de ‘Aurora’, que ele compôs na ocasião do nascimento da minha filha, em 2021”, lembra o músico. Com um tom suave, a harmonia entre as vozes de pai e filho renovam a interpretação deste som, assim como as famílias são renovadas com novas gerações.


O single chega como último lançamento antes do EP completo, intitulado Do Jeito Que a Vida Quer – um estudo da contribuição de Benito Di Paula no cancioneiro nacional. Nos mais de 80 anos de carreira, o músico influenciou outros gêneros, como o pagode, tema abordado em “Parabéns Pra Você”, primeira faixa do projeto.



bottom of page