Assombro de Bixo lança “Xote Sem Futuro” faixa sonoridade nordestina
- Redação do Música Boa
- 1 de jul.
- 1 min de leitura
A banda mineira Assombro de Bixo lançou nesta semana o single “Xote Sem Futuro”, terceira faixa de seu projeto autoral que mistura crítica social, poesia popular e elementos da música nordestina e afro-brasileira. A canção, disponível em todas as plataformas digitais, faz um retrato irônico e incisivo de uma realidade brasileira ainda marcada pelo machismo cotidiano e estrutural.

Com referências sonoras dos "vários nordestes", como define o grupo, o novo xote narra o embate entre dois personagens em uma feira — espaço simbólico da cultura popular — e expõe as tensões sociais que atravessam diferentes regiões do país.
"Apesar das referências dos vários nordestes, a música traduz vivências de qualquer região do nosso país, com suas mazelas, desconfortos e desesperanças. Dois personagens que se encontram em um dos mais populares espaços nacionais, a feira, se digladiam pelo simples fato de se carregarem 'homens", explica Bruno Tuler, integrante do grupo.
Além de Tuler, a Assombro de Bixo é formada por Augusto Vargas, Victor Hugo, Edwirges Margarita, Isabel Mergh, Mariana de Assis e René Eberle.
“Xote Sem Futuro” foi gravado entre o Estúdio Ladobe e o Na boca da mata – Estúdio em casa, com recursos do Programa Cultural Murilo Mendes (PCMM), da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa (Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage).