Antes de lançar álbum em julho, Wado lança single "Passo de Avarandar"
- Redação do Música Boa
- 13 de jun.
- 2 min de leitura
Wado lança nesta sexta-feira (13) “ Passo de Avarandar ”, segundo single de seu 14º álbum de estúdio, Obstrução Samba , com lançamento previsto para 11 de julho.
A nova faixa aprofunda a sonoridade tropicalista do projeto, reunindo vozes e personalidades singulares da nova mpb. Participam da gravação a carioca Priscila Tossan — dona de um timbre inconfundível, amplamente elogiada por nomes como Lulu Santos e Kassin —, e o versátil Janu , o mais nova-iorquino dos arapiraquenses, cuja entrega artística é marcada por um senso de aventura deliciosamente irreverente.

O artista já havia divulgado, em 22 de maio, o eletrizante “ Jão ”, com a participação especial de Fábio Trummer , vocalista da banda Eddie. Amigos de longa data, os artistas celebram, por meio da música, a amizade, a admiração mútua e uma mensagem clara: a valorização da coletividade e do altruísmo diante do excesso das redes sociais. “Jão” carrega uma assinatura rítmica inconfundível de Wado, com grooves envolventes que flertam com referências como Jorge Ben e Seu Jorge, ao mesmo tempo em que incorpora batidas contemporâneas que atualizam a linguagem do samba-rock.
O conceito do álbum que Wado lançará em 11 de julho é inspirado no documentário As Cinco Obstruções , de Lars von Trier e Jørgen Leth. No filme, Von Trier propõe que Leth refaça um de seus próprios trabalhos com diferentes limitações criativas. Essa ideia de revisitar e transformar uma obra serviu como impulso artístico para Wado na criação de Obstrução Samba , que surgiu a partir de um outro álbum. Em 2023, Marcelo Frota, o MOMO., concorreu com Wado oito faixas instrumentais do álbum ' Gira' — eleito pela revista britânica Mojo como o 5º melhor disco de world music de 2024. A missão era criar letras rapidamente, e assim nasceu a ideia de um 'remake musical': uma nova leitura das faixas, agora com espírito mais livre e com capítulos adicionais. Enquanto ouve a discoteca de MOMO. aposta em faixas longas e no afrobeat, o de Wado é mais conciso e reverente à diversidade rítmica brasileira — incorporando elementos do samba, do ijexá, do frevo e outras variações populares.
Sobre
Wado é músico, ex-integrante do grupo Fino Coletivo, nascido em Florianópolis e formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Alagoas. Além da música, atua como artista visual, com exposições como Experimento (2017) e Escamas (2018), e é autor do livro Água do Mar nos Olhos , que reúne letras, ilustrações e pinturas. Também participou do espetáculo Mitologia Alagoana , onde reinterpretou ícones locais como super-heróis. Com mais de duas décadas de carreira, Wado acumula 13 álbuns lançados, parcerias com nomes como Chico César, Marcelo Camelo, Otto, Mallu Magalhães, Zeca Baleiro e Patricia Marx, e um prêmio de Melhor Música no VMB.