top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Anderson Batista busca visão contemporânea pro samba em “Qual é o nome da sua saudade?”

Depois de fazer um mergulho pelo sambalanço e afrobeat do Rio de Janeiro, o cantor, compositor e multi instrumentista Anderson Batista segue antecipando seu novo trabalho. “Qual é o nome da sua saudade?” é uma canção saudosista e o terceiro single do EP de estreia “Pra Fazer Valer”, com previsão de lançamento para maio.


A faixa chega com um clipe onde Anderson Batista surge sambando pelas ruas do Rio de Janeiro, em encontros musicais enquanto canta sobre abraços fraternos e os tempos da infância. A música se torna uma celebração do encontro de três jovens músicos e compositores cariocas - Anderson Batista, Raphael Gravino e Douglas Marques - em plena Baixada Fluminense da segunda década dos anos 2000.


“'Qual é o nome da sua saudade?' é canção que versa sobre esse sentimento tão profundo sentido por todos nós. Fala sobre abundância e escassez, alegria e tristeza, sorte e azar, sobre a pureza do encontro verdadeiro e das lembranças que queimam em nosso peito como se fosse fogueira”, resume Anderson.



Além de constar no primeiro EP de Batista, “Qual é o nome da sua saudade?” faz parte da trilha sonora original do filme “LINA”, com exibição nas mostras de alguns dos principais festivais do Brasil, como o do Festival do Rio (RJ), o Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul (RJ), a Mostra Curta Suzano (SP), o Festival Guarnicê (MA) e a Mostra Panorama (RJ). A gravação contou com arranjos de dois grandes nomes da nova geração do samba: o já citado Gravino (Acadêmicos do Salgueiro, Flavia Saoli) e Marcos Antonio Alcides (Alcione, Mario Broder). Os músicos também foram responsáveis pela gravação de todos os instrumentos de cordas (Raphael) e percussões (Marcos) presentes na faixa. Neste samba tradicional à moda do Cacique de Ramos produzido pelo saxofonista Glaucus Linx, é colocada em prática toda sua vivência ao lado de artistas como Elza Soares e Bebeto, durante os anos em que os acompanhou os músicos como produtor musical e instrumentista. A faixa conta ainda com a mixagem e masterização de Guilherme Medeiros, engenheiro de gravação do programa The Voice Brasil e de músicos como Nando Reis, Lulu Santos, entre outros. A direção de produção ficou por conta da Alvorecer Cultural. “Qual é o nome da sua saudade?” faz parte de uma série de singles que Anderson Batista vem revelando desde o ano passado. Em “Emílio”, apresentou uma releitura de Jorge Ben. E, com “Pra Fazer Valer”, homenageia a cultura dos bailes charme. Já “Griot” trouxe a ligação com o hip hop e afrobeat.

Comments


bottom of page