• Guilherme Moro

ALVORADA: Duo formado pelo Abner Phelipe Lucas Sales lança álbum de estreia

Uma formação pouco comum, mas justamente com a intenção de compartilhar e somar as experiências musicais e de vida. Assim é Alvorada, duo formado pelo guitarrista Abner Phelipe e o saxofonista Lucas Sales, que lançará nas plataformas digitais no dia 21 de outubro, o álbum de estreia, homônimo, inspirado pelo desejo de um novo amanhecer, diante do período sombrio que vivemos. E no dia 28 de outubro, às 19 horas, os músicos estarão em espetáculo gratuito no SESC Santo Amaro.



O repertório traz temas em uma estética autêntica, com base nas raízes dos ritmos e claves brasileiras. O disco conta com nove faixas, sendo uma delas uma versão alternativa. Todas as músicas são autorais e arranjadas por Abner e Lucas, e foram feitas durante o período de isolamento social da covid-19. Duas delas, inclusive, homenageiam o ‘Seu Pedro’, pai de Abner, que foi vítima do vírus.


Formado em 2019, o Alvorada Duo ganhou o primeiro concurso do Núcleo de Desenvolvimento de Carreira da EMESP e fez um concerto na temporada 2021 no Theatro São Pedro. Também se apresentou no Jazz FR/BR e no Festival de Campos do Jordão.



Abner Phelipe se formou na EMESP, onde integrou, em 2017, a Big Band, dirigida por Daniel D’Alcântara, Edu Ribeiro e Paulo Braga, que tocou na Juilliard em Nova Iorque - EUA. Integrou a Orquestra Tom Jobim, tocando com Zélia Duncan, Monica Salmaso, Ted Nash (EUA), Amilton Godoy, Nailor Proveta, e outros, sob a regência de Nelson Ayres e Tiago Costa. Representou o Brasil nos EUA, no Jazz Lab 2018, na New England Conservatory. Em Boston, tocou e estudou com Michael Maio, Henrique Heisenmann, Michael Tomas, entre outros. Em 2019, foi o guitarrista brasileiro selecionado para participar de Master Classes com a Jazz Lincoln Center Orchestra (NYC). Com a Orquestra Jazz Sinfônica do Brasil, acompanhou Gast Waltzing e David Laborier, artistas de Luxemburgo. Em 2020, lançou o seu primeiro álbum autoral - Oluá Poãs - juntamente do Motirõ Quarteto. Já tocou com João Bosco, Spok Frevo, Varijashree Venugopal, Paula Lima, Carlinhos Brown e Daniela Mercury. Atualmente, estuda composição e arranjo na Faculdade Souza Lima e acompanha a São Paulo Big Band, Sophia Ardessore, Fran Nóbrega, entre outros. Alvorada Duo.


Lucas Sales, nascido em Colatina (ES), se mudou ainda criança para a Grande Vitória, onde teve seus primeiros contatos com música formalmente, aos 15 anos. Em 2017 se mudou para São Paulo, onde ingressou na EMESP e teve a oportunidade de integrar a Orquestra Jovem Tom Jobim. Foi vencedor do Concurso Talentos do Jazz do Savassi Festival através do grupo Combo Cinco por Cinco, em 2018. Já participou da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, Soundscape, Reteté Big Band, Banda Urbana e outras. No decorrer de sua formação, teve também a oportunidade de ter aulas e/ou tocar com Ed Motta, Bob Mintzer (EUA), Ted Nash (EUA), Bruce Williams (EUA) Felipe Lamoglia (CUB), Baptiste Herbin (FRA) Idriss Boudrioua (FRA), Letieres Leite, Mônica Salmaso, Fabiana Cozza, Edu Ribeiro, Roberto Sion, Mauro Senise, Marcelo Coelho, Gilson Peranzzetta, Kleber Lucas, Anderson Freire, entre outros.