top of page

A era dos DVDs ao vivo: mídia moldou estética musical dos anos 2000

  • Foto do escritor: Guilherme Moro
    Guilherme Moro
  • 5 de ago.
  • 2 min de leitura

No início dos anos 2000, após a chegada do CD ao mercado fonográfico e uma série de relançamentos dos catálagos das gravadoras, uma nova febre tomou conta: os DVDs ao vivo. De Ivete Sangalo e Sandy & Júnior no Maracanã a Jorge & Mateus em Goiânia, passando por Los Hermanos no Cine Íris o, os registros audiovisuais de shows passaram a ocupar um espaço antes ocupado somente pelas coletâneas. Era o incentivo perfeito para artistas criarem releituras de seus principais hits. Com isso, as gravadoras também cresceram os olhos no formato.



O sucesso dos DVDs coincidiu com a consolidação do formato digital em substituição ao VHS, que já dava sinais de esgotamento. A qualidade de som e imagem, os extras de bastidores e a estética caprichada transformaram os DVDs musicais em produtos atrativos.


Um dos marcos dessa era foi o sucesso dos Acústicos MTV, série de shows intimistas e bem produzidos que ganharam formato físico e estouraram em vendas. Álbuns como os de Legião Urbana (1999), Cássia Eller (2001), Ira! (2004), Capital Inicial (2000), Engenheiros do Hawaii (2004) e Charlie Brown Jr. (2003) são lembrados até hoje como momentos decisivos na carreira desses artistas. A proposta de versões desplugadas como criou um padrão de registro ao vivo que se espalhou por toda a indústria, até mesmo fora do investimento e apoio da emissora.


DVD marcou a década de 2000
DVD marcou a década de 2000

Os DVDs ao vivo também ajudaram a montarmoldar a identidade visual e artística de uma geração. Foi ali que muitos artistas consolidaram sua imagem: Sandy & Junior como ícones pop; Ivete como showwoman consagrada; NX Zero e Fresno como prodígios do rock nacional com o DVD "MTV 5 Bandas". Até hoje, trechos dessas apresentações circulam na internet, em contas nostálgicas do TikTok e no YouTube, alimentando o imaginário de quem cresceu na época.


Outro charme dos DVDs estava no menu interativo. Navegar pelos capítulos do show, escolher o áudio em estéreo ou 5.1, acessar making ofs e videoclipes, explorar galerias de fotos e até jogos escondidos fazia parte da experiência. Os menus muitas vezes vinham com trilha sonora própria, animações temáticas e layouts personalizados para cada artista. Era como ter um portal exclusivo para o universo daquele DVD.


Com o avanço do streaming e a queda do mercado físico, o DVD perdeu protagonismo. Mas seu legado continua. As gravações ao vivo seguem sendo estratégias de marketing, agora em formato de especiais para o YouTube, Amazon Prime ou Globoplay.



 
 
Saiba o que rola no mundo da música!

Você está inscrito!

  • Branca Ícone Spotify
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
logo_escrito.png

© 2024

bottom of page