Yamandu Costa brilha na China em concerto para violão e orquestra
- Guilherme Moro
- 20 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
A música instrumental brasileira conquistou espaço inédito na China, a serviço da diplomacia. O violonista gaúcho Yamandu Costa fez um concerto para violão e orquestra na Shangyin Opera House, uma das principais casas de espetáculos do país, localizada em Xangai. As imagens da apresentação estão disponíveis em vídeo. O evento fez parte do 39º Festival Internacional de Música da Primavera, um ponto alto da programação do consulado brasileiro para celebrar o cinquentenário das relações diplomáticas entre Brasil e China.
Acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Xangai, sob a regência do maestro Zhang Chengjie, Yamandu tocou “Ilhas Concertantes” (peça em três movimentos), parceria dele com Sérgio Assad. E, ao final, “Serelepe”, também de sua autoria. A noite incluiu também “Concerto para Violoncelo” de Luigi Boccherini, e “Concerto de Aranjuez, do compositor espanhol Joaquín Rodrigo.
“Esse concerto foi especial porque é parte do festival mais tradicional de música clássica da China. Tivemos uma noite inteiramente dedicada ao violão, o que é um fato raro em se tratando de música erudita. Melhor ainda foi reunir violão e orquestra na Shangyin Opera House, a sala mais prestigiosa da China”, lembra Yamandu.
O violonista desembarcou em Xangai um dia antes do concerto para ensaiar com o maestro. O cansaço da viagem era tanto que Yamandu dormiu no camarim pouco antes da apresentação. “Eu tinha vindo da Rússia. Estava morrendo de sono. Pedi à funcionária da Embaixada brasileira para me acordar 20 minutos antes da entrada no palco, com o concerto já em andamento. Mas deu tudo certo no final. O palco tem essa magia, que acorda a gente e faz as coisas acontecerem”, brinca.
Aqui os vídeos da apresentação de Yamandu ao lado da Orquestra Sinfônica de Xangai