O cantor-compositor e performer indie em ascensão Avi Kaplan anunciou recentemente o lançamento de seu primeiro álbum solo, “Floating On A Dream”, para o dia 20 de maio de 2022. Ele também acaba de compartilhar uma nova faixa, a melancólica e emotiva “I Can't Lie”. Kaplan gravou seu vocal em multicanais para criar um coro etéreo de apoio, enfatizando a letra da canção, sincera e ressonante.
Kaplan declarou: “'I Can't Lie' foi a última canção que gravamos para o álbum, quando descobrimos que tínhamos um pouco mais de tempo para gravar mais uma faixa. A música ganhou vida no estúdio e assumiu essa vibração groovy dos anos 70, que acabou moldando o som geral do disco”.
Além disso, Kaplan compartilhou recentemente o novo single, o hino “All Is Well”, com a participação de Joy Williams. Assista ao seu novo vídeo e pré-encomende o álbum aqui .
Produzido pelo vencedor do prêmio GRAMMY Shooter Jennings, (Brandi Carlile, Tanya Tucker, American Aquarium) e mixado por Trina Shoemaker (Brandi Carlile, Queens Of The Stone Age, Sheryl Crow) “Floating On A Dream” é apresentado de uma maneira sombria e melancólica, refletindo as raízes californianas de Kaplan e o fascínio pelo Oeste Americano, ampliando sua arte em um novo território cativante.
Com country, blues, soul, tambores tribais e um toque de gospel apoiando seu rock acústico elementar, ele explora assuntos do coração, verdade, moralidade e a busca de relevância através das 11 faixas originais do álbum. No centro, porém, há aquela voz. Do assombroso falsete aos seus tons graves mais profundos, o instrumento de Kaplan é diferente de qualquer outra coisa na música moderna. Enquanto algumas dessas músicas foram escritas logo após a saída de Kaplan do Pentatonix, em 2017, a maioria foi escrita especificamente para este projeto. O que as une é a riqueza e a fluidez de seu alcance vocal, que pode até surpreender os fãs de longa data.
Aprofundando uma evolução musical que começou em 2020 com o EP “I'll Get By”, e levou ao single do ano passado, “Song for the Thankful,” “Floating On A Dream” explora a ampla paleta sonora e as influências de Kaplan. Ao longo dos refrãos e passagens por vales profundos do álbum, a firme fundação musical de Jennings ajuda a manter a voz incrível de Kaplan, que tem atraído comparações do crooner country clássico Lee Hazelwood à lenda popular Richie Havens. A influência de Jennings pode ser ouvida na produção cinematográfica de “Floating On A Dream” usando piano, pedal steel, guitarras variadas e harmonias em camadas, contribuindo para o amplo escopo western do álbum.
Jennings disse: “Eu sempre sei que será um bom processo no estúdio quando estou trabalhando com alguém que realmente ama música, mas também adora a música que veio antes. Nós dois colecionamos música e somos inspirados por ela. Avi é um cantor e compositor incrível, este álbum é ‘Ennio Morricone encontra Bill Withers’”.
Muitas das novas faixas se baseiam no sofrimento de Kaplan após a separação de sua família, que ele sofreu devido ao excesso de turnês, e depois continuou durante grande parte da pandemia.
“Passei muito tempo em turnê, longe de minha família, e depois me mudei para o Tennessee. Sinto muito a falta deles. O álbum ‘On My Way’ é uma carta para cada pessoa da minha família. Tenho um irmão, uma irmã, uma mãe e um pai, e escrevi um verso específico para cada um deles. Nem sempre são as músicas mais queridas do seu coração que o mundo ouve, mas quando isso acontece, é uma coisa linda”, disse o artista.
Avi declarou, acrescentando: “Minha jornada tem dado muitas voltas e reviravoltas. Tem sido uma batalha às vezes, mas a conclusão deste álbum é um enorme passo em direção às coisas que espero alcançar como artista. Esperei muito tempo por esta chance de dar às pessoas minha música e a mim mesmo. É hora de tornar realidade esse sonho de que estou flutuando em uma realidade”.
Kaplan também anunciou uma turnê pelos Estados Unidos.
Tracklist “Floating On A Dream”:
1. First Place I Go
2. Floating On A Dream
3. I'm On My Way
4. He Don't Love You Right
5. I'm Only Getting Started
6. Try To Get It Right
7. I Can't Lie
8. All Is Well (feat. Joy Williams)
9. Into The Blue
10. When I'm A Fool
11. My Queen
Músicos:
Avi Kaplan – vocal, guitarra
Aubrey Richmond – violino
Chris Masterson – guitarras
Daniel Ellsworth – piano, órgão, sintetizador
Jamie Douglass – bateria, percussão
John Schreffler, Jr. – pedal steel
Joy Williams – vocal em “All Is Well”
Kaleb Jones – guitarra
Smith Curry – pedal steel
Ted Russell Kamp – baixo
Comments