Sempre na vanguarda dos festivais de música instrumental, jazz e blues do Brasil, o ViJazz & Blues chega à sua 15ª edição. O projeto é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais com apresentação pelo Governo de Minas Gerais e CEMIG 70 anos, e realização da ViProduções. Após a primeira fase com grande sucesso de público e crítica realizada nas cidades de Viçosa, Itabira e BH, agora será a vez das cidades de Brumadinho, Juiz de Fora, e Teixeiras.
Pela primeira vez na cidade, é um orgulho para o Vijazz fazer parte da programação pela comemoração dos 84 anos de Brumadinho, e para isso conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e da Prefeitura Municipal.
As atrações da edição comemorativa de Brumadinho
A francesa Camille Bertault é apontada como um dos grandes talentos modernos do jazz. Cantora, compositora e intérprete, Camille é formada em piano clássico (pela Escola Francesa de Música), e também estudou canto e teatro. No Departamento de Jazz, estudou composição, harmonia e improvisação.
Em 2016, ela teve seu primeiro trabalho, “En Vie”, distribuído por uma gravadora nova-iorquina, a Sunnyside Records. Após sua primeira turnê mundial, lançou seu terceiro álbum, «Le tigre» (Sony). Em seu mais recente álbum, “Playground” (2022), Camille evidencia sua versatilidade, gravando jazz, blues, música erudita e homenagens a compositores brasileiros (“Frevo” de Egberto Gismonti, e “Para Hermeto”), além de cantar também em português.
Soul da Esquina é um projeto que nasceu na cidade de Viçosa e tem a proposta de homenagear o movimento Clube da Esquina no ano em que o álbum homônimo de Milton Nascimento e Lô Borges completa 50 anos. Uma das características marcantes do Clube da Esquina é a liberdade criativa das composições, que abarcam influências de música erudita, rock, jazz, música folclórica e bossa nova. O Soul da Esquina (Pedro Ezequiel/bateria, Arthur Vinih/vocal, Luciano Soares/guitarra e direção musical), Sarah Reis/vocal e Luciano Cruz/baixo) acrescenta a este caldeirão sonoro elementos da Black Music e do Soul. E as participações especiais são de Léo Marota (teclado), Izauro Fonseca (saxofone) e Wellington (trompete).
Comments