top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Urias lança ‘HER MIND’, seu aguardado segundo álbum de estúdio

Urias trouxe aquilo que o público estava aguardando ansiosamente: o seu segundo álbum de estúdio. A cantora e compositora lança nesta quinta-feira (08) às 00h00 o HER MIND (ouça aqui), projeto este com conceito estético e reflexivo pensado totalmente por ela e que havia sido dividido em duas partes (2EPs) que, com novas faixas, formam o seu segundo disco da carreira. Agora, em formato completo, com 5 faixas inéditas, o projeto traz mais da Urias reafirmando a sua força e arte, que vem conquistando todo o Brasil.




Para fazer um contraponto ao seu disco de estreia, em que falava sobre o seu corpo e a visão da sociedade para ele, Urias traz em HER MIND seus pensamentos e sentimentos, que possui, como qualquer pessoa cisgênero. Para além do que muitas pessoas ainda pensam, a transexualidade está longe de ser uma questão de escolha ou opção pessoal. É algo muito mais complexo, um tema sério que merece um enfoque científico, psicológico e até mesmo artístico, como expressa Urias neste disco.

A mensagem central do disco é esta. Vinda de um estudo que comprova que o cérebro de pessoas trans têm atividades semelhantes às de pessoas cisgêneros, Urias dá espaço e voz a isso. Tal estudo, feito na Universidade de Liége, na Bélgica, contou com exames que mediram as microestruturas cerebrais, através da técnica de imageamento tensor de difusão. O resultado observou que meninos que se dizem transgêneros tem a mesma atividade cerebral dos meninos cisgêneros, o mesmo acontece com os membros do sexo feminino.

Começamos pelo cérebro humano, que está localizado no interior da caixa craniana. Essa parte do seu corpo pode ser interpretada e dividida em duas classificações, o hemisfério cerebral esquerdo e o hemisfério cerebral direito; que possuem quatro lobos responsáveis pelas ações e reações da nossa mente.

Para trazer toda a atmosfera do disco, a artista lançou, também, em seu canal oficial do YouTube, visualizers para as novas faixas do projeto. No dia seguinte (09), chega em seu canal oficial do YouTube o videodance da faixa ‘Cuntelectual’, faixa principal do trabalho. O álbum HER MIND diz e evoca sobre sentimentos, sensações e atravessamentos que guiam a cantora ao seu apogeu.

Com as novas faixas, ela se distancia um pouco do que foi apresentado nas duas primeiras partes, principalmente em relação a sonoridade e moodboard. Ela flerta bastante com o dubstep, sons mais latinos e o trance, encontrando sons e beats eletrônicos, até mesmo com pegadas de hip hop dos anos 90. Em letras, a Urias traz um contraste do que foi trazido em seu primeiro disco de estúdio, abordando temas como as suas experiências pessoais, transexualidade, dúvidas internas e o intelecto biológico, estes três últimos temas sendo o conceito central do álbum e como a artista estava se vendo.

Esteticamente, o terceiro e último volume – segundo disco da sua carreira – segue como uma confissão da cantora para o mundo sob a perspectiva que construiu ao longo de todos esses anos. Porém, agora ela traz também as temáticas de como a mente de uma pessoa transgênero funciona - principalmente a sua.

A produção do disco foi feita pelo Maffalda e o time da Brabo Music, parceiros de longa data da artista, com todas as composições sendo feitas pela Urias ao lado do Rodrigo Gorky, Maffalda, Zebu, Number Teddie e Davi Sabbag.

Como parte de divulgação, Urias iniciou uma prévia da nova era no dia 17 de março na Casa Natura Musical. A apresentação trouxe diversas surpresas, coreografias e duas novas canções presentes no HER MIND que foram apresentadas pela primeira vez ao vivo – além de outros sucessos da carreira da artista. ‘Cuntelectual’, foi apresentada também, é o novo single e está no disco. A apresentação na casa de shows trouxe toda a atmosfera estética e sonora da turnê que irá marcar presença em diversos festivais pelo país neste ano de 2023.

Vale ressaltar que, com este projeto, Urias estará na estreia do Festival The Town, em São Paulo, no Palco Factory. A data ainda será divulgada pela organização do evento durante os próximos meses. A cantora promete um show contagiante.

Todo esse sucesso e ascensão depõe da artista que está sob os olhos do público e vem ganhando cada vez mais notoriedade ao furar bolhas e imprimir a sua arte em suas músicas e estéticas visuais, com conceitos coesos e pensados para cada entrega, tanto no palco quanto em videoclipes. Urias é vista como um dos principais nomes do pop brasileiro da atualidade, recebendo indicações em diversos prêmios, inclusive de ‘Artista Revelação’ no Prêmio Multishow 2022.

A cantora possui mais de 400 mil ouvintes mensais nas plataformas digitais e 42 milhões de visualizações em seu canal oficial do YouTube. Nas redes sociais, são mais de 1 milhão de seguidores e fãs que acompanham o seu trabalho.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page