top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

UmQuarto lança novo disco

Com nove faixas, o sucessor de “Apenas” (2021) traz mais peso e guitarras ainda mais psicodélicas, se tornando as verdadeiras protagonistas deste trabalho. O álbum é um lançamento independente e já está disponível nos streamings.



Isolar-se para criar um disco é o modus operandi do UmQuarto. No primeiro disco, foi em uma casa à margem da Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC), que aconteceu todo o processo de gravação. Em “O Meio do Caminho”, a banda se isolou por oito dias num sítio, em Angelina, cidade da serra catarinense. As canções foram gravadas ao vivo, no formato power trio que existia até a pós-produção com a saída do guitarrista e do baterista. No meio do caminho da mixagem, a banda passou por essa mudança que trouxe os músicos Rafael Salib (guitarras e voz), Bezão (teclado e voz) e Rafa Nogueira (bateria e voz).

“Mesmo os novos integrantes não tendo participado das gravações originais no sítio, é nítido que eles estão inseridos na criação das músicas. Apesar das tensões que cercaram a gravação do álbum, tivemos muito momentos alegres e positivos. Parte dessa energia está inserida na música ‘O Segundo Instante’, que contém conversas gravadas durante intervalos entre as músicas.”, revela Mayer Soares, vocalista, baixista e um dos fundadores do UmQuarto.

É possível notar a nova identidade da banda graças às novas gravações realizadas posteriormente e incluídas no disco, como as bases e solos de guitarra e o teclado. Embora a bateria não tenha sido possível regravar, Rafa Nogueira aparece no disco como voz principal nas canções "O Segundo Instante", "Toda Vez" e "A Epifania do Pássaro Azul" e é backing vocal em todas as músicas, como também acontece com Rafael (guitarra) e Bezão (teclado). Além disso, novos overdubs foram realizados, além de arranjos de voz para toda a banda cantar neste segundo álbum.

“O destino pode ser incrível, mas o meio do caminho é uma viagem interessante. Tínhamos um disco para lançar. Mas no meio do caminho, precisamos corrigir o curso para entregar um trabalho impecável. É uma transição entre o velho e o novo. Entre a antiga formação e a nova. No meio do caminho tudo acabou dando certo. Podemos dizer que só no nosso terceiro álbum que teremos o som de como nós somos de verdade. Mas esse meio do caminho é maravilhoso também”, define Mayer.

Fundado em 2020, durante a pandemia, o UmQuarto é uma banda de rock com pegada psicodélica de Florianópolis (SC). Com shows que unem a improvisação e o experimentalismo, o grupo traz influências que passam pelo blues, o jazz e o rock. A banda é formada por Rafael Salib (guitarra e voz), Rafa Nogueira (bateria e backing vocal), Bezão (teclado e voz) e Mayer Soares (baixo e voz).

Participaram do disco “O Meio do Caminho” os músicos Mayer Soares (baixo, voz e percussão), Rafael Salib (guitarras e voz), Rafa Nogueira (voz) e Bezão (teclado e voz). O trabalho também contou com a participação especial de Marcelo Mayer (guitarra), Juliana Schmidt (violinos), João Rocchetti (arranjos e teclas), Felippe Pompeo (backing vocal), Lucas de Sá (baixo) e Diego Stecanela (piano em “O Elasmotério”). E ainda, Henrique Recidive (bateria) e Thiago Mordentte (guitarra). A parte de produção trouxe Felippe Pompeo (produção e arranjos), Mayer Soares (arranjos), Alwin Monteiro (captação e masterização), Lucas Achilles (assistente de gravação), Maurício Peixoto (captação) e Lucas de Sá (mixagem). A foto de capa e as fotografias de divulgação são de autoria de Manu d'Eça (fotógrafa).


Commentaires


bottom of page