top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Summer Breeze Brasil tem estreia nacional do documentário Andre Matos - Maestro do Rock

Com estreia nacional prevista para o dia 29 de abril, às 11h, no palco Waves, durante a primeira edição do Festival Summer Breeze Brasil, que acontece no fim de semana de 29 e 30 de abril, no Memorial da América Latina (São Paulo - SP), o segundo filme documental “Andre Matos - Maestro do Rock” foca na carreira do artista, morto em 2019, ao longo da década de 1990 e na criação da Banda Angra. O projeto também aprofunda nas suas relações familiares, com imagens e depoimentos inéditos.



Muito aguardado pelos fãs, o segundo filme dos quatro que compõem o documentário vai mostrar a entrada do Maestro na faculdade de Música Santa Marcelina, onde conheceu os amigos com os quais formaria o Angra e serão respondidas perguntas feitas há mais de 20 anos e que nunca haviam sido comentadas. São declarações reveladoras do próprio Andre, Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt, que falam sobre o desentendimento entre eles e a consequente saída do vocalista da banda. O baterista Marco Antunes, que pela primeira vez fala publicamente sobre o Angra, conta como as coisas começaram a desandar logo no começo da banda.


Desde quando surgiu, o Angra foi um sucesso absoluto, tendo recebido Disco de Ouro no Japão já com seu primeiro disco, “Angels Cry”. A confirmação da grandeza e qualidade da banda foi o segundo álbum, “Holy Land”, que mesclou de maneira muito interessante ritmos brasileiros com metal. O documentário também mostra o sucesso da banda na França, que em 1999 contou com a presença do vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, em um show da banda na casa de espetáculos Zenith, em Paris, com mais de seis mil pagantes.


O episódio também retrata aspectos da vida pessoal do Andre, sua mudança para a Alemanha e diversos projetos com bandas ao redor do mundo. Nem tudo foi sucesso em sua história: o documentário aborda com todos os integrantes da banda e com próprio maestro os dissabores e crises internas que fizeram estes temas lendas na cena do heavy metal e que agora serão desvendados.


O DOCUMENTÁRIO


O documentário Andre Matos – Maestro do Rock foi idealizado pelo diretor Anderson Bellini e está sendo produzido desde 2020 de forma independente e capitalizado por meio de crowdfunding com ajuda dos fãs e apoio da família do Andre, que cedeu uma caixa com cerca de 150 fitas gravadas e inéditas. O filme é dividido em quatro partes e mostra como Andre era uma “estrela do rock” que nunca quis ser uma estrela e não temia ter que recomeçar sua carreira do zero, pois nem mesmo o auge e o sucesso eram capazes de segurá-lo.


Com cenas nunca antes vistas – incluindo a última entrevista do artista meses antes de morrer –, “Andre Matos – Maestro do Rock” traça a trajetória do maior vocalista brasileiro de Heavy Metal de todos os tempos, que ficou famoso mundialmente mesmo sendo avesso à fama. O documentário é dividido em quatro episódios e vai retratar em detalhes toda a trajetória do vocalista e abordar todos os momentos de sua carreira – até os mais polêmicos, como a separação do Angra e do Shaman, – dando voz a todos os envolvidos.


O primeiro episódio estreou em 14 de setembro de 2021, dia em que Andre faria 50 anos, no Theatro Municipal de São Paulo. O primeiro filme está disponível para venda em DVD e, após uma parceria firmada com a produtora O2 Filmes, também pode ser visto nas principais plataformas de streaming do país.

Comments


bottom of page