Asthmatic Kitty anunciou que lançará um novo álbum de Sufjan Stevens, Javelin, em 6 de outubro, e apresentou o primeiro single, “So You Are Tired”. Javelin marca o primeiro álbum solo de Stevens desde The Ascension de 2020, e seu primeiro no modo de cantor-compositor desde Carrie & Lowell de 2015, unindo todas essas abordagens como nunca antes. Quer sejam ouvidas individualmente ou como um álbum, essas 10 músicas se tornam algo muito maior, toda a experiência da carreira de 25 anos de Stevens trazida em rajadas de quatro minutos de coral, orquestra e maravilha.
Javelin combina amplitude musical e emocional. Às vezes, tem a sensação de uma produção de álbum de grande equipe - mas decididamente não é: quase todos os sons são o resultado de Stevens em casa, construindo sozinho o que às vezes parece uma prova da opulência dos estúdios de Los Angeles dos anos 70. As contribuições vêm de um círculo próximo de amigos - adrienne maree brown, Hannah Cohen, Pauline Delassus, Megan Lui e Nedelle Torrisi - que fornecem harmonias em muitas canções, e Bryce Dessner, que toca violão e guitarra em “Shit Talk”. Claro, Neil Young escreveu o terno e místico encerramento, “There’s A World”.
Onde The Ascension, elogiado pelo The New York Times como “um grito de desespero e oração por redenção”, usou eletrônicos ornamentados, mas urgentes, para se adequar ao seu momento, Javelin começa como um auto-retrato, detalhado, mas simples. Este é Stevens em sua forma mais íntima, ligando para Seven Swans ou Carrie & Lowell e, em seguida, compartilhando seu pensamento.
“So You Are Tired” começa com um piano antes de intrincadas camadas de guitarra e percussão construídas, criando uma atmosfera exuberante e melancólica. “So you are tired of us // So rest your head”, Stevens canta em sua voz desarmante, como se as próprias cenas de mágoa e esperança que ele está prestes a compartilhar o tivessem galvanizado ao longo das décadas.
Kommentare