O músico paulistano Sessa anunciou para 24 de Junho de 2022 o lançamento de Estrela Acesa, seu álbum de estreia pelo selo nova iorquino Mexican Summer. Em seu segundo LP, o multi-instrumentista combina sua profunda reverência pela rica herança musical do Brasil com as sensibilidades adquiridas ao longo de 15 anos de estrada. Referências como as colaborações entre Rogério Duprat e os Tropicalistas encontram as experimentações cósmicas de Alice Coltrane e Pharoah Sanders para vestir suas letras, conhecidas por uma franqueza poética que remete a Leonard Cohen. Ao longo das 12 faixas, Estrela Acesa leva o ouvinte a explorar o amor carnal e espiritual em meio à esmagadora realidade do presente, encontrando prazer na escuridão.
Acompanhado de um vídeo lindamente psicodélico dirigido por Gabriel Rolim, o primeiro single, “Gostar do Mundo", traz a banda de apoio de Estrela Acesa picando um ritmo elegante entre baixo, bateria e percussões, enquanto as vozes de Sessa e seu coro nos convidam ao amor e a beleza da vida para logo afirmarem essa mesma impossibilidade. O ritmo, que vacila, imprime nos corpos essa ambiguidade.
Concebido em diferentes locações, Estrela Acesa teve seus arranjos de base gravados ao vivo em Ilhabela, no litoral de São Paulo, no estúdio analógico de Sessa. A banda, composta pelo peso pesado Marcelo Cabral (Metá Metá, Criolo) no baixo e o percussionista/co-produtor Biel Basile (O Terno), além de Sessa no violão, ancora as experimentações aéreas das vozes e orquestrações com uma beleza clássica. Sobre ela cantam o coro de vozes femininas composto por Lau Ra, Paloma Mecozzi, Ciça Goés e Ina, e dançam os arranjos feitos pelo bielorrusso Alex Chumak e o nova iorquino Simon Hanes, fazendo com que Estrela Acesa soe minimalista e opulento; sua paisagem alterna entre o árido e o fértil.
Estrela Acesa sucede Grandeza (2019), a estreia de Sessa, que o Bandcamp elegeu como um dos Melhores Álbuns do Ano e o New Yorker descreveu como “um ato de se despir (…) carregando as profundezas de uma imaginação excêntrica.” Enquanto Grandezaexplora os prazeres corpóreos e a embriaguez suave de estar apaixonado, Estrela Acesabusca no céu a orientação para os tempos presentes guiado pela generosidade que a longa história da expressão musical é capaz de nos dar. Um respiro em meio à clausura, uma gentil transcendência pelo som.
Comments