Foi em Fevereiro de 2019 que o produtor Jah Leo, do selo Rockers Time, teve a ideia de reviver os tempos de banda de estúdio tão comuns e famosos na história do reggae da Jamaica. O projeto foi abraçado pelo experiente produtor olindense Buguinha Dub, que abriu seu estúdio e reuniu um time de músicos de diversas bandas de reggae de Pernambuco.
O time formado por Dudu Lemos (Mikahreggae), Erick Amorim (Caravana do Reggae), Ewerson Selector (Vietcong Promotion), João Falcão (Bantus Reggae) e Samuel Negão (Faces do Subúrbio), logo se entendeu dentro do estúdio para iniciar os trabalhos do álbum “Aduba Duba Dub”. A banda é tão boa que Buguinha batizou de Yorujah (conexão entre as palavras Iorubá e Jah).
Foram pouco mais de 4 sessões no estúdio para a banda produzir todos os sons necessários para a mágica de Buguinha entrar em ação.O produtor utilizou este período de 4 anos entre a gravação e o processo de produção das faixas para, além de dar suas adubadas, se conectar com outros artistas parceiros do selo RockersTime, que vieram a somar nos singles e nos sons do álbum. O trabalho conta com 10 faixas que mostram o grande potencial da música reggae produzida entre Recife, Olinda e região. Com a participação de nomes de peso do reggae, como Marina Peralta, Luiz de Assis (Vibrações), Red Lion, Natto (Portugal), Neguedmundo e Joana B. entre vocais e versões.
“O Buguinha masterizou meu primeiro álbum, o que já foi uma moral enorme em 2016. Ao longo desses anos tive a oportunidade de me encontrar com ele em sessões de sound system, sempre numa alta vibração cantando com ele adubando. Admiro muito toda a trajetória e as produções dele!”, comenta Marina Peralta quando perguntada sobre a participação dela em “Aduba Duba Dub”. “Buguinha conheceu Luiz de Assis numa gravação de um dos DVD da Vibrações. Com os riddims prontos, logo surgiu a ideia de convidar Luiz para cantar sob uma faixa inspirada naquele roots jamaicano clássico dos anos 70. Luiz topou o desafio e escreveu ‘Sweet Dada’”, comenta Jah Leo, produtor executivo do selo RockersTime.
O selo e Buguinha tiveram a ideia de convidar o artista brasileiro de quadrinhos Daniel Juca para contribuir com as artes gráficas.” A ideia de ter uma capa tipo quadrinhos para o álbum veio através do clássico artista Limonious. Ele foi um ilustrador jamaicano que sempre trazia ilustrações e falas tipo de quadrinhos para as capas e contracapas do álbum que elaborava. Então, como Daniel Juca é uma referência dos quadrinhos e um amigo que a música me deu, não poderia deixar de convidá-lo para este projeto.”, explica Jah Leo.
Daniel Juca complementa: “Como o título “Aduba Duba Dub” é uma referência aos desenhos animados, a ideia era trazer uma ilustração que projetasse um universo paralelo (metaverso) para o personagem Buguinha Dub. Chamamos de Universo Adubado, o espaço sideral do dub.”