top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Segunda edição do projeto “Rios de Janeiro” reúne olhares cariocas e fluminenses sobre o Brasil

Após uma carta de amor a um Rio de Janeiro de tantas cores e desafios, alegrias e contradições na primeira edição da coletânea “Rios de Janeiro”, a produtora cultural Yug Werneck e o produtor musical Fil Buc buscaram um caminho diferente em um novo lançamento. A partir do Edital Retomada Cultural 2, focado no Bicentenário da Independência do Brasil, o resultado é um álbum com um olhar dos compositores e criadores fluminenses para o país.



“Achamos ótimo ter o tema do Bicentenário da Independência. Sabíamos que seria um desafio criativo para todos, mas eles arrasaram e o resultado mostra uma versatilidade de criação surpreendente”, conta Yug Werneck.


Os artistas selecionados trazem uma pluralidade interessante: o jazz-MPB de Arthur Liory, a verve politizada e urbana de Lucas Ramos, a mistura de popular e erudito do violinista Willian Isaac, o multi-instrumentista Miguel Garcia de Blas, o axé da compositora e atriz Gizzela Mascarenhas, a MPB fusion de Fernando Mello, a poética da cantora e pianista Julie Wein, o samba do versátil Dani Xis, os violões clássicos do Duo Maia e o rap/pop irreverente de Billy Crocanty. O álbum conta ainda com mais duas músicas bônus adicionadas por conta dos dois produtores, um fado da Yug Werneck interpretada pelo destaque do novo R&B nacional, Cammie, e um rock progressivo com brasilidade de Fil Buc.



“Na primeira coletânea tivemos muitos sambas e bossa nova por conta do tema ter sido a cidade do Rio de Janeiro. Neste segundo, o tema do Bicentenário trouxe uma gama maior de estilos, com interpretações bem diversificadas, alguns tons mais críticos contrapostos com outros bem irreverentes, além de muita classe e poesia nas letras e nos arranjos, novamente foi uma grata surpresa a qualidade das composições e dos nossos músicos”, reflete Fil Buc.


Rios de Janeiro é um projeto aprovado no Edital Retomada Cultural 2 do Estado do Rio de Janeiro/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa - Governo Federal e está disponível em todos os serviços de música.

Comments


bottom of page