top of page

Samba à base de ukuele é a posta de Roger Bastos no single "Quem vai chegar primeiro?"

Foto do escritor: Redação do Música BoaRedação do Música Boa

Cavaquinho e ukulele são instrumentos semelhantes, ambos de origem portuguesa, geralmente vistos por leigos como “violões pequenos”. Apesar disso, raramente um ultrapassa a barreira do outro, quando se trata de gêneros musicais aos quais estão inseridos. Contudo, o belo-horizontino Roger Bastos quebrou a regra, trazendo o ukulele originário do Havaí para o samba e o gingado brasileiro. 


(Crédito: Danielle Silva)
(Crédito: Danielle Silva)

O resultado desse experimento é o sambalanço autoral e inédito “Quem vai chegar primeiro?”. lançado nas plataformas digitais nesse 14 de fevereiro junto à um videoclipe caseiro, o single tem origem curiosa e influências de artistas como Novos Baianos, João Donato e Jorge Benjor, entre outros. 


“A música surgiu de um desafio autoimposto: compor diretamente no ukulele. Já pensando num álbum de sambas não convencionais, substituiu o cavaquinho por este instrumento, e acrescentou guitarras e percussões diversas. Planejei a gravação com a entrada dos outros instrumentos na música gradativamente. Uma audição rápida não vai bastar para descobrir todos os elementos sonoros do single.”, detalhou Roger, que compôs todas as músicas e letras dos eu próximo EP. 


A letra segue o mesmo caráter ousado e criativo, tão quanto lúdico. O título “Quem vai chegar primeiro?” se refere ao momento no qual o personagem da música a cria.


“Na letra, o compositor cria a situação divertida entre a espera de uma pessoa que demora a chegar com o próprio samba que está sendo feito no momento e demora um tempo para ser finalizado. Daí o título da canção. É o primeiro trabalho temático, cujo tema, o samba, foi trabalhado tanto na forma, quanto no conteúdo. As próprias letras refletem sobre o tema”.


“Quem vai chegar primeiro?” teve todos os instrumentos gravados pelo próprio Roger Bastos, assim como a produção musical foi por ele assinada. As gravações, a mixagem e a masterização foram realizadas no RB Home Studio, Belo Horizonte. A música, que já está disponível nas plataformas digitais, deverá preparar o caminho para outros três singles até maio, quando o artista fará o show de lançamento do seu segundo EP, que acontecerá em 16 de maio, no Sesc Palladium, localizado na capital mineira (saiba mais).

 

 
Saiba o que rola no mundo da música!

Você está inscrito!

  • Branca Ícone Spotify
  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
logo_escrito.png

© 2024

bottom of page