Ringo Starr vai lançar um novo álbum de música country, “Look Up”, produzido e co-escrito por T Bone Burnett, em 10 de janeiro de 2025. Essa impressionante coleção apresenta 11 músicas originais, gravadas em 2024 em Nashville e Los Angeles. A faixa “Time On My Hands” estreia hoje no streaming.
Nove das 11 músicas de “Look Up” foram escritas ou co-escritas por Burnett, uma por Billy Swan e a outra co-escrita por Ringo e Bruce Sugar. Ringo Starr cantou e tocou bateria em todas as músicas e co-escreveu o encerramento do álbum, “Thankful”, com a participação de Alison Krauss. Burnett recrutou alguns dos melhores e mais quentes talentos de Nashville para o disco, incluindo Billy Strings, Larkin Poe, Lucius, Molly Tuttle e a já mencionada Krauss. A faixa de estreia do álbum, “Time On My Hands”, composta por Paul Kennerly, Daniel Tashian (que é coprodutor do álbum junto com Sugar) e Burnett, é lançada hoje.
O amor de toda a vida de Ringo pela música country tem sido evidente, celebrado ao longo de sua ilustre carreira. Ele tocou e compôs várias músicas country e com toques country durante seus anos com os Beatles (por exemplo, “Act Naturally”, “What Goes On”, “Don't Pass Me By”), bem como com o antigo Rory Storm and The Hurricanes, e gravou um álbum country, “Beaucoups of Blues”, em 1970, seu segundo álbum solo. Seu amor pelo country e pelo blues o levou a tentar emigrar de Londres para o Texas quando ainda era adolescente, depois de ler que Lightnin' Hopkins (1912-1972), nome seminal do country blues, morava em Houston.
O novo álbum do artista surge após um encontro casual com Burnett em um evento em Los Angeles em 2022 (os dois se conheceram na década de 1970), quando Ringo pediu a Burnett que escrevesse uma música para um EP que ele estava gravando. Levando a tarefa a sério, Burnett retornou com nove músicas, todas em veia country, o que colocou Ringo no caminho para gravar “Look Up”: seu primeiro álbum country em mais de 50 anos e seu primeiro álbum completo desde 2019.
“Sempre gostei de música country. E quando pedi a T Bone que escrevesse uma canção para mim, nem pensei na época que seria uma música country. Mas é claro que foi, e era tão bonita”, lembra Ringo. “Eu estava fazendo EPs na época e pensei que faríamos um EP country. Mas quando ele me trouxe nove músicas, eu sabia que tínhamos que fazer um álbum! E estou muito feliz por termos feito. Quero agradecer e enviar Paz & Amor ao T Bone e a todos os grandes músicos que ajudaram a fazer esse álbum. Foi um prazer produzi-lo e espero que seja um prazer ouvi-lo.”
“Eu adoro Ringo Starr, sua maneira de tocar, seu canto e sua estética desde que me dou por gente”, diz Burnett. “Ele mudou a maneira como todos os bateristas depois dele tocavam, com sua abordagem inventiva do instrumento. E ele sempre foi um cantor de rockabilly matador, e também um cantor de baladas de partir o coração. Fazer estas músicas com ele foi como a realização de um sonho de 60 anos. Nenhum dos trabalhos que fiz em minha longa vida musical teria acontecido se não fosse por ele e sua banda. Entre outras coisas, esse álbum é uma forma de agradecer por tudo o que ele proporcionou a mim e a nós”.