top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

“Respeita as Braba” no business: Day e Lara assumem gestão da própria carreira e formam equipe

A história de Day e Lara é marcada pela paixão por música, composições cheias de personalidade e talento que encanta fãs em todo o Brasil. Com seis anos de estrada e muitos sucessos na bagagem, a dupla também se destaca por serem empresárias da própria carreira e uma das principais duplas sertanejas do Brasil na atualidade.



Em 2020, entendendo as transformações do mercado musical com a consolidação de aplicativos de streaming que acelerou e modificou o modo de trabalho, a dupla Day e Lara sentiu a necessidade de assumir a gestão da própria carreira para ganhar mais autonomia, foco e direcionamentos exclusivos.


“Logo em seguida veio a pandemia e o segmento do entretenimento foi muito prejudicado, muitos artistas desistiram e não puderam ou não conseguiram continuar, nós optamos por aproveitar o tempo de abstinência de shows para compor músicas para o nosso projeto, e investir em conhecimento, desde gestão de pessoas à gestão de um negócio”, afirma a dupla.



Artista independente? O preconceito do mercado:

Embora as mulheres tenham conquistado um espaço importante e consolidado no mercado sertanejo em cima dos palcos, quando o assunto é sentar na mesa para negociar, elas ainda sofrem bastante preconceito.


“São duas mulheres gerindo a própria carreira, coisa que no sertanejo até então não tinha. Nós cantores sempre fomos condicionados desde muito tempo a achar que precisamos de um escritório, empresário, investidor, e gravadora para alcançarmos sucesso. A carreira era sempre baseada no que os outros fariam por você, e não no que você faria por você mesmo”, reforçam.


O mercado musical tende a não ressaltar artistas independentes e, inclusive, alguns encaram isto de forma pejorativa, dando menos valor. Day e Lara vão na contramão deste movimento, compreendo a importância de cada etapa e equipe na gestão de uma carreira, não estão sozinhas.



Internalizando a gestão, Day e Lara definiram um modelo de gestão da carreira em que pudessem criar constância, fugindo dos padrões de trabalhar momentos pontuais de lançamento. Para isso contrataram profissionais altamente qualificados, formando uma equipe completa com mais de 25 colaboradores em áreas como a financeira, administrativa, marketing e comunicação, contabilidade, jurídico, rádio, digital, central de fãs, entre outros. Desta forma podem analisar a própria trajetória para potencializar o que é positivo e melhorar onde encontram oportunidades.


“Nós fazemos parte de todos os setores sem fazer o trabalho de cada setor. Acreditamos ser sobre isso: designar funções e acreditar no potencial do profissional contratado, o direcionamento com nossos pensamentos e estratégias. Estar presente no 360º faz nossos projetos e carreira serem mais viscerais ainda. Conhecemos muito o nosso negócio, nada impede que possamos fazer alianças comerciais. Estamos sempre abertas para parcerias que agregam e trabalhem com a gente pelo mesmo propósito”, reforçam.


Gestão de carreira x Gestão de negócios

Dividir os palcos, composições e tempo para gerir a empresa “Day e Lara” é um grande desafio, mas não compromete a qualidade artística do produto final, a música. Para isso, organização é fundamental. Além de estar diariamente ciente do que as equipes estão trabalhando, a dupla reserva um dia na semana para planejamento e atualizações do que foi feito e o que precisa ser realizado.



As composições também ganharam um espaço nesta agenda, sendo pelo menos duas vezes na semana para se concentrar e criar os novos sucessos da carreira. Aos finais de semana, Day e Lara estão na estrada se apresentando em todo o Brasil. Vivendo integralmente o sonho de viver da música, a dupla reforça: “O que fica um pouco mais comprometido é a vida pessoal, por estarmos 100% focadas aonde queremos chegar como artistas, mas não nos cobramos por isso”.


Os resultados comprovam: “Respeita as Braba” no business


Essa virada de chave tem gerado resultados importantes para a projeção nacional que a dupla está conquistando.


“Conseguimos trabalhar estratégias exclusivas para Day e Lara com pessoas totalmente focadas. Nos orgulhamos também do “Respeita as Braba”, slogan que tem ganhado força entre os fãs. Além disso, hoje somos uma dupla sem planilhas a serem quitadas, não temos nenhum débito com nossos antigos gestores”, ressalta. Como uma “empresa saudável”, hoje Day e Lara é um projeto totalmente sustentável que se custeia, investe e se paga, algo que não tinha sido possível nas gestões anteriores.


Com esta mudança importante na gestão dos negócios também foi possível reposicionar a dupla no mercado musical depois de dois anos de pandemia, momento em que muitos artistas estagnaram.



“Alcançamos a marca de 1 milhão de ouvintes mensais no Spotify, mais de 8 milhões de plays nas músicas lançadas do DVD Respeita as Braba, mais de 500 mil inscritos no Youtube, e uma fã base de mais de 1.000 pessoas em grupos de WhatsApp, uma média de 10 shows por mês e o valor de cachê também teve um crescimento significante”, comemoram. Em dois anos de gestão, Day e Lara conseguiram o sonho de qualquer empreendedor: tornar o seus sonhos reais, maiores e com potencial de crescimento.

Sobre Day & Lara


Day e Lara são cantoras, compositoras e gestoras da própria carreira. A dupla que foi indicada ao Grammy Latino no ano de estreia da carreira, hoje tem 6 anos de estrada, mais de 120 milhões de visualizações no youtube, mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais. Nesta trajetória, somam 4 DVD’s, 5 Singles e 1 EP.


Como compositoras estão entre as 10 mais bem remuneradas do ECAD na década, e estão por trás de hits nas vozes da dupla Zé Neto e Cristiano, Gustavo Mioto e Marília Mendonça, Yasmin Santos, Gusttavo Lima, Maiara e Maraisa, Bruno e Barreto, Zé Felipe, Jads e Jadson, Simone e Simaria, Felipe Araújo, Os Barões da Pisadinha, Henrique e Juliano, Dj Dennis e outros.

Comments


bottom of page