top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Remuneração justa para criadores: UBC e Session oferecem ferramenta gratuita

Tecnologia e inteligência de dados a serviço dos criadores brasileiros. Esta é a premissa da parceria firmada entre a União Brasileira de Compositores (UBC), maior sociedade de gestão coletiva do Brasil, e a organização global de música Session. Juntas, Session e UBC passam a oferecer aos mais de 50 mil artistas associados à entidade acesso gratuito ao aplicativo Session Studio, que ajuda a coletar informações vitais para creditar adequadamente o trabalho dos criadores, integrado na plataforma da UBC.



Na prática, os criadores ganharão um serviço digital que possibilita uma identificação ainda mais eficiente e transparente das execuções de suas obras e, consequentemente, potencializa suas arrecadações de direitos criadorais.

Os artistas terão acesso ao aplicativo a partir do dia 7 de dezembro. A parceria exclusiva de um ano é um grande passo para garantir que os criadores brasileiros tenham todo suporte possível durante o processo criativo. Os membros agora podem se inscrever no aplicativo Session Studio por meio do portal UBC, que verifica automaticamente seus identificadores chave. Usando o aplicativo daqui para frente, os criadores brasileiros podem capturar dados de músicas e gravações no momento da criação e entregá-los a empresários, gravadoras, editores, CMOs e provedores de serviços digitais, como o SoundCloud, sabendo que seus dados são 100% precisos e verificados. Além disso, os membros poderão utilizar as ferramentas de colaboração exclusivas do Session Studio, ajudando-os a gerenciar suas criações musicais, desde ideias iniciais de músicas até o lançamento.

Com a previsão da indústria de música digital alcançar quase US$ 270 milhões em receita este ano (Fonte: Statista), e o Brasil agora reconhecido como o 10º maior mercado de música gravada globalmente (Fonte: IFPI), agora é mais vital do que nunca que os criadores brasileiros sejam não só devidamente creditados mas também recebam o dinheiro merecido. Colaborações como essa são essenciais para o setor, pois permitem que os criadores se concentrem em fazer música, em vez de lidar com pagamentos pendentes ou concluir tarefas administrativas demoradas.




Niclas Molinder, co-Foundador do Session diz: “Estamos muito satisfeitos por trabalhar lado a lado com a UBC para garantir que coletivamente criarmos uma diferença tangível na vida profissional de um criador. O mercado brasileiro apresentou um crescimento impressionante nos últimos dois anos, então a parceria com a maior organização de gestão coletiva do Brasil - uma organização que prioriza consistentemente seus criadores - é um bom presságio tanto para o mercado latino-americano quanto para a indústria como um todo. Sabemos que a indústria da música digital espera crescer mais de 10% a cada ano, então este é um passo empolgante para garantir que nenhum criador seja deixado para trás”.

Marcelo Castelo Branco, diretor-executivo da UBC, reforça que a parceria demonstra o olhar atento da entidade sobre as melhores práticas do mercado, em benefício dos criadores. “A parceria da UBC com Session é um projeto que visa facilitar a vida, não só de nossos titulares, mas também de seus parceiros na música. É um app que captura áudio, letras e, de forma vital, os créditos de todos os participantes da canção. Estes dados podem então ser digitalmente transferidos para os agentes da indústria como sociedades de criadores, gravadoras, editoras, agregadores, etc . Basta apertar um botão. Essa educação, ação e o respeito por creditar corretamente todos que contribuem para uma canção é uma prioridade comum da UBC e Session. Entendemos ser nossa missão o registro correto destes dados e a educação do consumidor sobre quem faz a música realmente acontecer “, encerra o executivo.

Comments


bottom of page