Terça-feira, dia 20 de agosto, às 19h30, o grupo de choro Regional da Vila, formado por Eduardo Pereira da Costa (cavaquinho), Gabriel Peregrino (pandeiro), Guilherme Saka (bandolim) e Maurício Reis Guil (violão 7 cordas), fará um show gratuito no Centro Cultural Palace, com o projeto Caminhos do choro: o interior paulista.
No repertório, o grupo leva ao público dez obras de autoria de membros do Regional da Vila e de músicos representativos do gênero oriundos do interior de São Paulo. As músicas transitam entre os ritmos do universo do choro como o próprio choro, polca, maxixe, valsa, choro sambado e schottisch. Um show que promete não deixar ninguém parado.
O projeto Caminhos do choro: o interior paulista é uma realização do Governo do Estado de
São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Neste show, o grupo busca difundir a cultura do choro, valorizar a história e a tradição desse gênero musical, democratizar o acesso a esses bens culturais e também divulgar o trabalho de compositores e instrumentistas da atualidade que se dedicam à continuidade dessa prática musical.
Além dos shows, o projeto lança ainda neste semestre 6 episódios de podcast e realiza 2 concertos didáticos, estes no Museu Municipal, em São José dos Campos, e na Casa das Artes, em Itapira.
Em 2018 o grupo Regional da Vila foi vencedor do concurso de composição MAIA-Unicamp com a música "No tempo do Jubante". Em 2022 participaram da Semana Rastro dos Rastros de 1922, evento comemorativo dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, realizado pela UNICAMP. Além disso, os integrantes do grupo também realizaram diversos concertos em espaços culturais de São Paulo, Campinas e Itapira. Com trajetórias artísticas emergentes, possuem uma experiência sólida no trabalho com a música, tanto nas áreas de performance como de ensino.
A realização do projeto busca promover e dar continuidade ao trabalho de difusão do choro e da música popular brasileira, e também desenvolver ainda mais a composição artística do grupo. Além de divulgar a nova geração de intérpretes e compositores desse gênero, o projeto enriquece as vivências dos músicos por meio da troca de experiências com o público.
Comments