A Pro-Música, entidade que representa as principais gravadoras e produtoras fonográficas do Brasil, apresenta um ranking exclusivo com as 50 músicas mais acessadas nas plataformas de streaming no Brasil em todo o ano de 2023. Dentro deste “Top 50”, 49 são gravações de música nacional e apenas uma é de repertório estrangeiro. Marília Mendonça, com o lançamento póstumo do single “Leão”, ocupa a primeira posição do ranking.
O levantamento realizado pela Pro-Música é o único da indústria fonográfica a considerar as músicas mais executadas no país incluindo dados combinados e ponderados das plataformas Spotify, Youtube, Deezer, Apple Music, Amazon Music e Napster.
O relatório aponta um protagonismo do sertanejo, porém se destacam também o funk, o trap, o samba/pagode, o forró, o pop e o rap, todos juntos e misturados como é característica da música brasileira.
O forte comprometimento da indústria no suporte de seus talentos também aparece no resultado dos certificados emitidos pela Pro-Música em 2023. No total foram emitidos aos produtores fonográficos 1.401 certificados de vendas (808 em 2022), sendo 478 de ouro, 648 de platina e 275 de diamante.
Confira o ranking completo das 50 músicas mais tocadas no Brasil em 2023:
|