Em um momento onde se discute a acessibilidade à cultura e um modo de transformar o espaço escolar com paz, o Quarteto Pizindim prepara uma turnê que pretende levar arte para teatros e escolas de São Paulo. Apresentando uma mistura única do choro e do samba com olhar da periferia paulistana, os artistas fazem uma série de apresentações e oficinas gratuitas.
Com dois álbuns de estúdio em sua carreira (“O som que vem do leste”, de 2017, e “Memorando”, de 2021), o grupo é formado por Rafael Esteves (bandolim), Emerson Bernardes (cavaquinho), Rodrigo Carneiro (violão 7 cordas) e Claudinho Martins (pandeiro). O Quarteto Pizindim é cria da Zona Leste da capital paulista e por crescerem fora do ambiente central de São Paulo (reduto do choro), sentem que podem e devem valorizar a linguagem adquirida nas regiões menos abastadas da cidade.
Isso está representado nos dois projetos que os artistas colocam na estrada neste mês. “O Choro nas bordas da metrópole”, contemplado pela 6ª Edição de Apoio a Música para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura, levará shows e oficinas para literalmente os quatro cantos da cidade de São Paulo. As apresentações acontecerão em teatros dos Centro Educacionais Unificados - CEUs (da prefeitura de São Paulo), para os alunos das unidades selecionadas e também aberto ao público em geral.
Nas oficinas, de forma interativa, os músicos transmitirão às crianças de 8 a 14 anos seus conhecimentos sobre o choro e os instrumentos utilizados, e também tocarão algumas músicas, como forma de demonstração. Já nos shows, o Quarteto Pizindim propõe um repertório que mescla algumas músicas de seus dois álbuns, além de composições autorais inéditas e homenagens a referências do grupo e sambas instrumentais.
Em paralelo, eles começam a turnê do disco “Memorando”, contemplado pelo edital ProAC Expresso nº 14/2022 de Circulação de Espetáculos de Música Clássica, Erudita Contemporânea, Popular Instrumental ou Ópera, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do Estado de São Paulo. O Quarteto Pizindim levará sua música em concertos gratuitos por Guarulhos, Itatiba, São Bernardo do Campo e pela capital. Na capital, eles se apresentarão no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca, no dia 26/04. A casa é um dos marcos na carreira do projeto, com um show histórico em sua carreira em 2016 que moldou os rumos que os guiaram até hoje.
O nome do quarteto foi inspirado em Pixinguinha, que na infância era chamado de Pinzindim pela sua avó. Na intenção de melhorar a dicção da palavra, o grupo foi batizado como Pizindim. Em 2014, venceram o Festival Jorge Assad de Choro, ocasião em que concorreram com grandes nomes do gênero no Brasil. O grupo reúne em seu currículo trabalhos relevantes por São Paulo e Rio de Janeiro, como, por exemplo, o Instrumental Sesc Brasil e a Casa do Choro.
Visando a moldar corações através da música e plantar sementinhas para futuras gerações de artistas, todas as apresentações serão gratuitas e um show online será registrado para divulgação no segundo semestre de 2023. As duas turnês são realizações da PiÔ - produção e projetos.
Serviço:
O Choro nas bordas da metrópole
Entrada gratuita (não é necessário retirar ingressos)
Data: 05/05 – sexta-feira
10h30 – oficina de choro
14h30 – show
CEU Meninos (zona sul)
Endereço: R. Barbinos, 111 - São João Clímaco, São Paulo - SP
Data: 17/05 – quarta-feira
10h00 – oficina de choro
14h00 – show
CEU Pq. Novo Mundo (zona norte)
Endereço: Av. Ernesto Augusto Lopes, 100, São Paulo - SP
Data: 24/05 – sexta-feira
10h00 – oficina de choro
14h20 – show
CEU Butantã (zona oeste)
Endereço: Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 - Jardim Esmeralda, São Paulo - SP