top of page
Foto do escritorGuilherme Moro

Quarteto Pizindim busca aproximar as pessoas do chorinho com apresentações em teatros e escolas

Em um momento onde se discute a acessibilidade à cultura e um modo de transformar o espaço escolar com paz, o Quarteto Pizindim prepara uma turnê que pretende levar arte para teatros e escolas de São Paulo. Apresentando uma mistura única do choro e do samba com olhar da periferia paulistana, os artistas fazem uma série de apresentações e oficinas gratuitas.


Com dois álbuns de estúdio em sua carreira (“O som que vem do leste”, de 2017, e “Memorando”, de 2021), o grupo é formado por Rafael Esteves (bandolim), Emerson Bernardes (cavaquinho), Rodrigo Carneiro (violão 7 cordas) e Claudinho Martins (pandeiro). O Quarteto Pizindim é cria da Zona Leste da capital paulista e por crescerem fora do ambiente central de São Paulo (reduto do choro), sentem que podem e devem valorizar a linguagem adquirida nas regiões menos abastadas da cidade.


Crédito: Rebeca Figueredo

Isso está representado nos dois projetos que os artistas colocam na estrada neste mês. “O Choro nas bordas da metrópole”, contemplado pela 6ª Edição de Apoio a Música para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura, levará shows e oficinas para literalmente os quatro cantos da cidade de São Paulo. As apresentações acontecerão em teatros dos Centro Educacionais Unificados - CEUs (da prefeitura de São Paulo), para os alunos das unidades selecionadas e também aberto ao público em geral.


Nas oficinas, de forma interativa, os músicos transmitirão às crianças de 8 a 14 anos seus conhecimentos sobre o choro e os instrumentos utilizados, e também tocarão algumas músicas, como forma de demonstração. Já nos shows, o Quarteto Pizindim propõe um repertório que mescla algumas músicas de seus dois álbuns, além de composições autorais inéditas e homenagens a referências do grupo e sambas instrumentais.


Em paralelo, eles começam a turnê do disco “Memorando”, contemplado pelo edital ProAC Expresso nº 14/2022 de Circulação de Espetáculos de Música Clássica, Erudita Contemporânea, Popular Instrumental ou Ópera, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do governo do Estado de São Paulo. O Quarteto Pizindim levará sua música em concertos gratuitos por Guarulhos, Itatiba, São Bernardo do Campo e pela capital. Na capital, eles se apresentarão no Teatro Arthur Azevedo, na Mooca, no dia 26/04. A casa é um dos marcos na carreira do projeto, com um show histórico em sua carreira em 2016 que moldou os rumos que os guiaram até hoje.


O nome do quarteto foi inspirado em Pixinguinha, que na infância era chamado de Pinzindim pela sua avó. Na intenção de melhorar a dicção da palavra, o grupo foi batizado como Pizindim. Em 2014, venceram o Festival Jorge Assad de Choro, ocasião em que concorreram com grandes nomes do gênero no Brasil. O grupo reúne em seu currículo trabalhos relevantes por São Paulo e Rio de Janeiro, como, por exemplo, o Instrumental Sesc Brasil e a Casa do Choro.


Visando a moldar corações através da música e plantar sementinhas para futuras gerações de artistas, todas as apresentações serão gratuitas e um show online será registrado para divulgação no segundo semestre de 2023. As duas turnês são realizações da PiÔ - produção e projetos.


Serviço:

O Choro nas bordas da metrópole


Entrada gratuita (não é necessário retirar ingressos)


Data: 05/05 – sexta-feira

10h30 – oficina de choro

14h30 – show

CEU Meninos (zona sul)

Endereço: R. Barbinos, 111 - São João Clímaco, São Paulo - SP


Data: 17/05 – quarta-feira

10h00 – oficina de choro

14h00 – show

CEU Pq. Novo Mundo (zona norte)

Endereço: Av. Ernesto Augusto Lopes, 100, São Paulo - SP


Data: 24/05 – sexta-feira

10h00 – oficina de choro

14h20 – show

CEU Butantã (zona oeste)

Endereço: Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 - Jardim Esmeralda, São Paulo - SP


bottom of page