top of page
Foto do escritorAmanda Haikal

Planeta Urbano: tudo o que você precisa saber sobre o festival

O Festival Planeta Urbano nasce da união criativa dos eventos precursores de música urbana do interior de São Paulo. Os organizadores do Ribeirão Trap Festival e do Wild Trap Festival somam suas forças e lançam o maior festival de cultura urbana da região. O evento que combina atrações do funk, rap e trap acontece no próximo dia 11 de maio, no CHF Espaço Cultural. Os headliners do evento são o trapper Veigh e o MC Hariel. Entre as atrações confirmadas até o momento também estão Cone Crew Diretoria, MC IG, MC Sofia e Yunk Vino.



O festival também abre espaço para os que estão começando na cena. A Batalha Nova Era, principal roda de rima da região, realizou, entre 27 de abril e 02 de maio, seletivas entre 32 MCs. Os selecionados disputarão as rimas no palco do Festival, e o grande vencedor leva o prêmio de mil reais. Além disso, o evento também lançou um concurso para novos talentos. Os interessados publicaram um vídeo mostrando o talento nas redes sociais e foram selecionados na primeira fase pela organização do evento, e na segunda pelo público. A decisão final ficou nas mãos de jurados da Supernova Entertainment e do Planeta Urbano em uma apresentação ao vivo.


A Supernova está por trás do sucesso de Veigh, e como gravadora também reúne os produtores do Trap com maior audiência, como Nagalli, Bvga Beatz e Toledo. Como produtora, a Supernova esteve ao lado da Wild Entertainment para a produção das edições do Wild Trap Festival que aconteceram em Ribeirão Preto e Piracicaba, bem como da edição da Wild Trap Deluxe em Ribeirão.


A estrela da Supernova é um dos headliners do festival. Foi com letras inspiradas em suas vivências, especialmente as na Cohab 1, cenário que o cantor tem forte identificação e por isso é referência nos títulos e capas dos projetos dele, que Veigh estourou na cena.


O primeiro álbum do cantor, “Dos Prédios”, lançado em novembro de 2022, foi um sucesso, e a responsável por Veigh furar a bolha do rap. As faixas “Vida Chique”, consolidada como o maior sucesso do disco, “Mandraka” e “Perdoa por tudo vida” se tornaram virais no TikTok, ganhando até dancinha criada pelos usuários da plataforma.


Porém, a virada de chave na carreira de Veigh aconteceu com o lançamento da versão deluxe do álbum de estreia, formado por faixas bônus inéditas da primeira produção. Três dias após o lançamento, em maio de 2023, “Dos Prédios Deluxe” quebrou recordes de streaming, conquistando o Top 1 Global do Spotify e emplacando todas as faixas no Top 50 do Spotify Brasil. "Clickbait", "Ela me Engana Dizendo que Ama" e "Novo Balanço" estão entre as mais ouvidas do novo trabalho e foram todas feitas de freestyle.


“Novo Balanço”, por exemplo, surgiu de uma ideia antiga do cantor de lançar uma música que lembrasse as composições espanholas, mas sem ter a letra em outro idioma. Foi ouvindo um beat no estúdio que Veigh lembrou da letra que daria match com a melodia parecida com uma valsa espanhola.


Essa é a segunda vez do cantor em um dos eventos da Supernova em Ribeirão Preto. Na primeira edição do Wild Trap Festival, dias antes do lançamento de “Dos Prédio Deluxe”, Veigh também foi uma das atrações principais. A presença da figura de renome do trap na cidade, mostra que Ribeirão Preto, que tem uma forte veia sertaneja, está abrindo espaço para o novo gênero em ascensão.


Hariel, a outra atração principal do evento, já é consagrado no funk. O artista acumula milhões de streams em seus hits, como “Maçã Verde”, “Ilusão” e “O Fim é triste”.


Apelidado como “haridade”, o MC começou em 2011, rimando ao som de batidas improvisadas em vídeos que ele gravava sozinho na zona Leste de São Paulo. Três anos depois, o cantor ganhou destaque com o hit “Passei sorrindo” e desde então, emplacou um sucesso após o outro. A virada de chave na carreira do artista foi a música que virou hino nos rolês paulistas foi “Lei do Retorno”, feat com MC Don Juan, que soma mais de 308 milhões de visualizações no YouTube e foi a música responsável pela virada de chave na carreira do artista.


As primeiras músicas de Hariel traziam letras mais ousadas e com duplo sentido, mas com o amadurecer da carreira as composições ganharam outro tom. Cantando crônicas do cotidiano e questionamentos sobre a realidade sociopolítica, o MC coleciona 10,5 milhões de ouvintes mensais no Spotify.


Além de combinar o flow do funk com outros ritmos, como o trap e boombap, nas músicas que compõe sozinho, o artista também transita entre os gêneros nas faixas que interpreta acompanhado, como “Mandona-Acústico” com Oriente, “Probleminha Diário” com L7NNON e “Tem Café” com Gaab.


Essa também não é a primeira vez de Hariel em Ribeirão Preto. O MC já esteve na cidade em edições do Encontro das Tribos e em festas universitárias.

bottom of page