top of page
  • Foto do escritorVictor Germano

Pearl Jam: saiba tudo sobre "Dark Matter", novo álbum da banda

A banda norte-americana Pearl Jam lançou hoje (19), seu décimo segundo álbum de estúdio, intitulado "Dark Matter", produzido pelo vencedor do Grammy Andrew Watt. O disco foi anunciado oficialmente em fevereiro, sendo o primeiro lançamento desde "Gigaton" (2020).


Em janeiro, o grupo fez uma audição secreta no lendário clube Troubadour, em Los Angeles, para influenciadores e jornalistas. “Sem exageros, acho que este é o nosso melhor trabalho”, disse o vocalista, Eddie Vedder.


De acordo com a revista Spin, a obra apresenta uma sonoridade de rock intensa. As letras refletem sobre conexão humana, assim como a falta dela, paternidade, envelhecimento e as características atuais do mundo. Quando questionado sobre o novo projeto, o baixista Jeff Ament declarou “nunca ter sentido tanto orgulho”.


Recentemente foram apresentadas as datas da turnê mundial de divulgação que terá início no dia 4 de maio. O primeiro show será realizado em Vancouver, no Canadá.


O quinteto vai se apresentar em grande parte da América do Norte e Europa até setembro, seguindo com paradas na Nova Zelândia e Austrália a partir de novembro. Na última terça-feira (16), 30 salas de cinemas no Brasil, e mais de 500 ao redor do planeta, receberam uma “global listening party” do novo álbum. Os fãs tiveram a chance de ouvir, com antecedência, as 11 faixas que compõem o disco.


Criada em 1990 na cidade de Seattle, a banda se consagrou como um dos principais nomes do grunge. Com mais de 30 milhões de cópias vendidas somente nos Estados Unidos e aproximadamente 60 milhões em todo o mundo, Pearl Jam é considerado um dos mais influentes grupos musicais da década final do século passado. Entre os maiores sucessos lançados estão as faixas: Black, Alive, Jeremy, Even Flow e Yellow Ledbetter.


Composta atualmente por Eddie Vedder (vocais), Jeff Ament (baixo), Stone Gossard (guitarra ritmo), Mike McCready (guitarra principal) e Matt Cameron (bateria), a banda é muito conhecida por sua postura política e socialmente consciente, tendo se envolvido em causas como a luta contra o aquecimento global e a defesa dos direitos humanos. Em sua última passagem pelo Brasil, em 2018, o grupo encomendou um cartaz especial ao artista Ravi Amar Zupa. Nele, os músicos criticaram abertamente a intervenção militar no Rio de Janeiro comandada pelo governo Temer, apresentando aves tropicais em trajes que remetem a tanques de guerra e portando metralhadoras.


Possuindo mais de 30 anos de trajetória e um vasto repertório, Pearl Jam canaliza em Dark Matter o espírito coletivo de um conjunto que toca como se suas vidas dependessem disso. Todo o sangue, suor, lágrimas e energia de uma carreira histórica foram renovados e despejados neste trabalho singular. Todas as músicas já estão disponíveis nas plataformas digitais.

Opmerkingen


bottom of page