top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

Paulo Lessa estreia show intimista em São Paulo

O cantor e compositor Paulo Lessa, uma das maiores promessas da nova geração da MPB, estreia circulação de show intimista “Lado Alado” nesta sexta-feira, dia 26, em São Paulo. Gravada durante a pandemia com os mais variados recursos tecnológicos disponíveis no mercado atualmente, a super produção será gratuita e terá transmissão online através canal do YouTube e Facebook dos teatros municipais Alfredo Mesquita e Paulo Eiró durante dois finais de semana, de 26 a 28 de novembro e de 3 a 5 de dezembro de 2021. Depois da capital paulista, a circulação continuará em teatros de mais duas capitais: Brasília e Belo Horizonte.


O espetáculo musical intitulado “Lado Alado” nasceu do primeiro álbum homônimo gravado por Paulo Lessa, e composto inteiramente por canções de autoria própria, lançado em 2018. Mas o desejo de propor algo novo foi fundamental para a escolha do repertório do show, pois a maior motivação era produzir pela primeira vez uma gravação ao vivo e trazer para as músicas gravadas em estúdio o dinamismo do palco, assim como a conexão dos músicos da banda, juntos há anos. Lessa finalizou a composição de algumas canções em 2021 e de junho à setembro, do mesmo ano, fez toda a pré-produção do show, escrevendo novos arranjos e adaptando a instrumentação das músicas já lançadas para uma nova versão, agora nos palcos.



O projeto inédito do cantor traz em seu repertório a mistura da cidade classicamente urbana com os elementos da natureza. Isso acontece tanto nas letras quanto nas sonoridades de instrumentos, arranjos, efeitos e sonoplastia. “Nas músicas falo principalmente do ponto de vista de quem vive no ambiente urbano, mais especificamente em um apartamento, que através da janela presencia os movimentos da natureza e vislumbra seus próprios movimentos, paralelos a seu universo interior”, ressalta Lessa. No repertório, as canções passam pelo lugar ruidoso de uma metrópole (com grooves de baixo, bateria e guitarra) e atravessam sonoridades leves e até mesmo bucólicas (com bandolim e acordeon), assim como a singeleza de uma música tocada em voz e violão.


Um dos principais objetivos do show é trazer para a plateia online toda a energia que envolve as canções quando as músicas são apresentadas em um tablado, visto que as produções anteriores foram feitas dentro de um estúdio. “Outro objetivo que esteve bem presente desde o início foi o anseio de alcançar um novo público para o nosso trabalho. Muitos daqueles que nos acompanham são da Grande São Paulo, além da característica peculiar do som que faço, similar ao de vários artistas da Nova MPB da capital, tanto em estilo de composição quanto em estética de sonoridade. Minha pesquisa passa pela belíssima trajetória da música brasileira desde suas origens na sua rítmica e instrumentação. Não imponho limites ou barreiras de gêneros, misturo as diversas sonoridades que compõem minha essência musical, passando e misturando dentro do repertório elementos do choro, xote, baião, rock, balada e qualquer referência

que sirva bem à música e poesia que escrevo”, completa o compositor. “O desejo de trazer esse trabalho para cá existe desde o lançamento do álbum e é com muita alegria que trazemos o melhor espetáculo produzido até então para os teatros Alfredo Mesquita e Paulo Eiró”, conclui Lessa.


“Lado Alado”, o show, é uma obra patrocinada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal – Secec DF, com produção da CHANG Produções. A direção é de Juana Miranda, parceira do cantor em vários projetos desde 2017, sobretudo no espetáculo “A Travessia”, apresentado na Grécia em 2019.

Ficha técnica “Show Lado Alado”:


Serviço:


TEATRO ALFREDO MESQUITA

Dias: 26, 27 e 28 de novembro de 2021

Horários: Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h

Exibição e transmissão online simultâneas:

Youtube.com/teatroalfredomesquita

Facebook.com/teatroalfredomesquita

Ingressos: Gratuito

TEATRO PAULO EIRÓ

Dias: 3, 4 e 5 de dezembro de 2021.

Horários: Sexta e Sábado às 21h e Domingo às 19h

Exibição e transmissão online:

Facebook.com/teatropauloeiro

Ingressos: Gratuito


תגובות


bottom of page