"Quando morre gente mais do que se formam casais"; uma frase forte, mas que demonstra o quão as pessoas estão distantes umas das outras. O que seria? Falta de amor?
A faixa Quem Vai Nos Salvar? faz parte do álbum Pessoas (2019), um trabalho que trata sobre, como o nome diz, pessoas, seus medos, seus acertos e como lidamos uns com os outros nos dias atuais. A música em questão traz algumas reflexões: a violência talvez seja uma das milhares de responsáveis em nos afastar. Mas provavelmente não é o maior motivo.
A verdade é que o egoísmo tem sido cada vez mais visto e vivido. Talvez sejamos a geração com mais recursos e com mais chance de ajudar ao próximo e, mesmo assim, ficamos esperando que alguém "venha nos salvar" ou vá salvar o próximo. Mas, por que não eu?
É claro, uma pessoa só não vai mudar o mundo, porém nem é essa a ideia; se cada um fizer sua parte, se cada um se aproximar de um amigo, um vizinho, um desconhecido e oferecer-lhe aquilo que ele precisa (seja um ombro amigo, seja comida, seja oportunidade), a tendência é que fique melhor para todos. Mas, se a receita não é das mais difíceis, por que então não fazemos?
Como a primeira frase da música mesmo diz: "Não somos feitos de respostas". É bem isso mesmo: muitos questionamentos e poucas respostas. "Enquanto todo mundo vive por si, solidão": seria solidão ou egoísmo?
São tantas perguntas que ficam no ar e poucas respostas. Mas o distanciamento das pessoas segue sendo real.
A música coloca essas perguntas em questão buscando uma alternativa, uma resposta, algo que convença, algo que prove, algo que mostre uma solução para esse distanciamento e para essa solidão. A resposta e a solução não são colocadas ali, mas trazer à tona a pergunta traz, no mínimo, reflexão e isso pode ajudar a encontrar a resposta; nem que ela seja individual. E talvez seja o início de uma mudança.
Para saber mais sobre a banda Parque Florenza basta clicar nos links abaixo. Para saber mais sobre o Rock basta acompanhar também o Blog do Helton Grunge.