top of page
Foto do escritorVictor Germano

O que faz de Folklore um dos melhores álbuns do século

Folklore, oitavo álbum de estúdio da cantora e compositora norte-americana Taylor Swift, lançado em julho de 2020, marcou uma mudança significativa no estilo musical da artista, afastando-se do pop mainstream de seus trabalhos anteriores para um som mais folk, indie e alternativo. Taylor trabalhou principalmente com Aaron Dessner, da banda The National, e Jack Antonoff, um colaborador de longa data. Além disso, a obra também conta com a participação de Justin Vernon (Bon Iver) na faixa "Exile".



Caracterizado por sua narrativa rica e introspectiva, Swift explora em Folklore histórias fictícias, personagens, e emoções complexas. O álbum apresenta um som acústico e minimalista, com arranjos de piano e guitarra, se distanciando dos elementos eletrônicos. As músicas abordam temas como amor, traição, nostalgia e isolamento. A versão deluxe conta com um total de 17 faixas. Entre algumas das canções mais notáveis estão "Cardigan", “My Tears Ricochet”, “Seven” e “August”.


Folklore foi amplamente aclamado pela crítica especializada, recebendo elogios por sua escrita lírica, produção e a ousadia de Taylor em explorar novos territórios musicais. A obra ganhou o Grammy de Álbum do Ano em 2021, após desbancar fortes concorrentes como Future Nostalgia, de Dua Lipa, e Hollywood’s Bleeding, de Post Malone, tornando Swift a primeira mulher a vencer este prêmio três vezes. Não sendo apenas um sucesso entre a crítica, o álbum também caiu nas graças do público geral ao debutar no topo da Billboard 200 e vender mais de 846.000 unidades em sua primeira semana nos Estados Unidos.


Em Miss Americana, documentário que expõe os bastidores da carreira de Taylor, lançado pela Netflix no início de 2020, a cantora expressou seu medo de chegar à casa dos 30, especialmente por estar imersa em uma indústria que, segundo ela, descarta artistas mulheres quando elas param de ser um “brinquedo novo e brilhante”. Swift produzia o álbum Lover durante as gravações e confessou acreditar que o disco seria sua última chance de sucesso.


Sem qualquer single prévio ou iniciativa comercial, Folklore foi lançado no auge da pandemia, durante o período de isolamento social. Em 23 de julho de 2020, Taylor anunciou por meio de suas redes sociais que o álbum estaria disponível ao público no dia seguinte, causando enorme surpresa e impacto no mundo musical. Para muitos fãs, a obra serviu como consolo, um ponto de apoio e segurança em um período de urgência marcado por pânico e incertezas.


Inspirada por seus caprichos, medos e decepções, a artista revela ter deixado sua imaginação correr solta durante a quarentena. O resultado prova que Swift continua sendo uma contadora de histórias brilhante mesmo quando não está abrindo as páginas de seu diário, mas discorrendo sobre os sentimentos de outras personagens, sejam elas fictícias ou não.


Este majestoso álbum apenas reforça o motivo de Taylor Swift ter sido eleita como a Artista da Década pelo AMAs, ao representar a capacidade da mesma de se reinventar, indo contra os preceitos da indústria e fazendo aquilo que faz de melhor: arte.

bottom of page