top of page
  • Foto do escritorGuilherme Moro

No Dia Mundial do Rock, Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca realiza concerto com Zélia Duncan

No Dia Mundial do Rock, comemorado hoje, dia 13 de julho, a Série Concertos Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, apresentada pelo Santander, chega com a sua segunda apresentação com a OSJC e participação especial de Zélia Duncan. Sob a direção musical do maestro Vinícius Louzada, a apresentação acontece às 19 horas e tem transmissão direta do Teatro Riachuelo (RJ).


Foto: Marlon Saint

A parceria do Santander Brasil, reconhecido apoiador e difusor da Cultura e Educação no País, junto a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, teve sua estreia em junho, em dois concertos também transmitidos direto do Rio de Janeiro (abaixo, link do concerto de estreia).


Com a participação de Zélia Duncan, clássicos do Rock nacional e mundial estão garantidos no programa da apresentação, que conta com célebres músicas dos Beatles, Guns N' Roses, Led Zeppelin, Legião Urbana, dentre outros. O segundo concerto da Série tem transmissão ao vivo pelo canal oficial do Orquestra nas Escolas, no YouTube: Com todos os protocolos de segurança para os alunos e equipe envolvida, a apresentação gratuita é formada por grupo de jovens estudantes da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.


“O rock, apesar de ter surgido nos Estados Unidos, veio para o Brasil no final da década de 50 e conseguiu se estabelecer entre os gêneros já difundidos aqui. Desde então, o Rock passou a ter grande influência entre o gosto popular. Acreditamos que todo e qualquer movimento cultural tem o poder de contribuir positivamente na nossa sociedade. A união da orquestra com o rock nos dá ferramentas para potencializar a educação brasileira. Viva a arte, viva a música, viva o rock!”, reflete o regente Vinícius Louzada.


Com 60 jovens que compõem a OSJC e os 41 jovens do Coro Laboratório Juvenil do Rio de Janeiro, o grupo é constituído por alunos que passam por um amplo programa de educação e formação musical – meios para a construção de processos de transformação social concretos, com novos horizontes para os estudantes e resultados duradouros para suas famílias e toda a sociedade.


“A iniciativa reforça o posicionamento e atuação do Santander no apoio e incentivo de ações culturais e educacionais para o desenvolvimento de crianças e jovens, por meio de atividades artísticas. O Santander acredita que iniciativas como a do projeto desenvolvido pela Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca oferecem profundas transformações positivas no cotidiano e na vida de cada estudante e suas famílias”; afirma Patricia Audi, vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander Brasil. O apoio do Banco faz parte da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS.


Desde 2017, jovens estudantes das mais diversas regiões do Rio de Janeiro compõem a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca. Os músicos já se apresentaram em salas de concerto de grande visibilidade e dividiram o palco com muitos convidados especiais, artistas de grande prestigio no Brasil e no exterior, como João Bosco, Guilherme Arantes, Leila Pinheiro, Maria Luiza Jobim, Elba Ramalho e Toquinho. A OSJC é um projeto do IBME – Instituto Brasileiro de Música e Educação, que também participou de intercâmbios internacionais na Espanha e nos Estados Unidos.


"O concerto de abertura da Série foi marcado pela alegria, estampada nos olhos dos jovens músicos da OSJC. Alegria pela oportunidade de voltar aos palcos, fazer música juntos e compartilhar sua arte, neste início da temporada de apresentações de 2021.”, declara Denize Vieira, Presidente do IBME.

댓글


bottom of page