Nando Reis anunciou nesta terça-feira (23), aquele que pode ser considerado o projeto mais audaz de sua carreira: um álbum triplo, intitulado, com três discos individuais, intitulados "Uma", "Estrela" e "Misteriosa", que ainda contará com um álbum bônus, disponível somente para aqueles que adquirirem uma caixa com os quatro LPs, à venda no site oficial do artista, a partir do sábado (27). A primeira fase do projeto, "Uma", já está disponível nas plataformas de áudio.
Além das 26 faixas inéditas que vão integrar o material, foi anunciada a turnê nacional "Uma Estrela Misteriosa", que passará 24 cidades, entre capitais e regiões interioranas, com início em 20 de setembro, em Macapá.
Durante a coletiva de imprensa organizada para fazer o anúncio, Nando Reis se descreveu como um artista de "grande produtividade", falando sobre a alta escala de produção de músicas que compõem o novo trabalho.
“Sou da década de 1980, quando todo mundo lançava um álbum novo por ano. O mundo mudou e eu, obviamente, passei a ter um ritmo de lançamentos distinto do que estava acostumado, obedecendo ao mercado. Mas, no fundo, eu sou um compositor de grande produtividade", confessou.
Outro destaque do lançamento é a volta de Jack Endino na mixagem do trabalho, conhecido por produzir grandes clássicos dos Titãs entre as década de 1990 e 2000. A produção é assinada por Barrett Martin e Felipe Cambraia.
Todos os álbuns foram finalizados em Seattle (EUA), apesar de todas as captações terem sido feitas em São Paulo. Mas se engana quem pensa que a internacionalização do projeto fica somente na produção e na pós-produção. Nando Reis recrutou integrantes de bandas gigantes mundialmente, entre eles, Mike McCready (guitarra) e Matt Cameron (bateria), ambos do Pearl Jam, Duff McKagan (baixo), do Guns N’ Roses e Krist Novoselic (baixo), ex-integrante do Nirvana. Além deles, gravaram as músicas dos álbuns, Barrett Martin (bateria), Felipe Cambraia (baixo), Walter Villaça (guitarra), Peter Buck (guitarra), Alex Veley (teclados), além de seu próprio filho, Sebastião Reis (violão de 12 cordas).
O repertório das faixa é eclético e passeia por gêneros americanos, até ritmos originalmente brasileiros, misturando samba, soul e claro, rock!
A identidade visual, assim como as gravações do violão de 12 cordas, também ficou em família: Zoé Passos, filha de Nando, contou com a colaboração de Daniel Taglieri para criar os conceitos das capas dos álbuns.